Sentindo falta da praia, casal decidiu remar na Lagoa Itatiaia
Paulo e Vera costumavam praticar esportes náuticos em Florianópolis, mas ainda buscam solução na Capital
Acostumados a praticar canoagem e stand up paddle em Florianópolis, Paulo e Vera Benitt decidiram retomar os esportes na Lagoa Itatiaia. E, apesar de banhistas já terem sido proibidos de entrar na água, os dois não encontraram barreiras para se divertir com a prática.
Aposentado, Paulo detalha que antes de decidirem entrar na lagoa, procurou a GCM (Guarda Civil Metropolitana) e questionou sobre a existência de alguma proibição. De acordo com o aposentado, a resposta foi de que não havia regulamentação contrária, sendo indicado apenas que ele e a esposa utilizassem itens de segurança como colete salva-vidas.
Com isso em mente, os dois pegaram os equipamentos necessários e aproveitaram o domingo (23) na Lagoa Itatiaia. “A gente morava em Floripa, na beira da praia, e sente falta desse contato com a água. Lá, todo domingo de manhã, a gente ia remar”.
De volta a Campo Grande desde 2017, Paulo morou em Santa Catarina por 31 anos. E, em Mato Grosso do Sul, pensou em algumas soluções para retomar o hábito com os esportes náuticos.
Primeiro, a ideia foi de se associar a um balneário, mas a distância para chegar até o espaço se tornou um empecilho. “Já esse lago aqui é uma maravilha e deveria ser incentivada a prática de esportes”.
E, durante o passeio, os dois também aproveitaram para tirar garrafas plásticas e outros lixos encontrados no espaço.
Sem saber se os dois poderiam ou não levar os equipamentos para a lagoa, o aposentado narra que entrou em contato com outros caiaqueiros. “Me falaram que não era proibido, desde que fosse de colete. Mesmo assim, me orientaram a procurar a Guarda Municipal. Fui até eles, na Spipe Calarge, e informaram que não tem lei nenhuma que impeça de remar”, comenta Paulo.
Em 2021, o Campo Grande News publicou uma matéria sobre banhistas na Lagoa Itatiaia. Na época, dois homens foram filmados nadando por volta das 16h e uma moradora chegou a informar que a prática era comum.
Entretanto, um guarda que costumava fazer a segurança no local não demorou para mandar a dupla deixar a água. E, em relação a sinalização indicando a proibição, tampouco há placas, havendo apenas orientações sobre não jogar lixo no local.
A reportagem questionou a prefeitura sobre haver alguma regulamentação para prática de esportes e permanência de banhistas na Lagoa Itatiaia. Entretanto, até o momento não houve retorno.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: