Sol criou oportunidade para deixar MS e viajar pela Europa tatuando
Ela não esperava que as portas se abrissem, mas as criou, usando a tatuagem como passaporte
Sol é uma tatuadora campo-grandense que, com determinação e arte na pele, decidiu explorar o mundo através de suas próprias tatuagens. Criou sua própria oportunidade para aventurar-se pela Europa , deixando uma marca permanente por onde passa. Sua trajetória nos últimos meses não é apenas sobre arte, mas também sobre coragem, reinvenção e conexão cultural.
"A oportunidade que a gente cria, cada um encontra a sua maneira", afirma Sol. Ela não esperava que as portas se abrissem, mas as criou, usando a tatuagem como passaporte para explorar o mundo. "É dessa maneira que consigo me reinventar, aprender, simbolizar a vida", ressalta.
Confira a galeria de imagens:
Atualmente estabelecida no norte da Itália, na região de Torino, Sol conseguiu permissão para permanecer no país ao buscar sua cidadania italiana. No entanto, suas viagens de tatuagem, ou "guests", como ela os chama, permitiram que ela fosse reconhecida em diferentes estúdios de tatuagem na Europa.
Com um estilo de tatuagem singular, Sol destaca: "Minha maneira de produzir está ligada a um estilo de vida que valoriza a mudança e o deslocamento como parte do processo. Todas essas idas e vindas me impactaram profundamente, moldando meu estilo de criação."
Enquanto se aventura, Sol enfrenta desafios, incluindo choques culturais diários. "Ser uma latina na Europa é se deparar todos os dias com o colonizador em seu habitat natural", compartilha. Ela mergulha na experiência, absorvendo as entrelinhas da cultura e os modos de ser de outro povo.
Além disso, Sol percebe diferenças econômicas significativas em relação ao valor da tatuagem na Europa. "A tatuagem em si tem valorização artística, mas a questão econômica dos países é um fator crucial. O euro é muito mais forte que o real, o que afeta os preços, especialmente em grandes centros como Paris e Berlim."
No entanto, não são apenas flores em sua jornada. "O marketing é um dos principais desafios", destaca Sol. "Trabalhamos nos deslocando e somos breves. Temos que chegar nas pessoas antes e somos quase 100% dependentes do Instagram atualmente."
Apesar de todas as dificuldades, Sol mantém um amor por Campo Grande, onde ela se sente apoiada e amada. "Eu sou imensamente grata a todos e a essa terra sagrada", declara.
Ela reconhece a saudade que sente de casa, mas também carrega a expressão de sua cultura para espalhar pelos quatro cantos do mundo.
A tatuadora estará em Campo Grande em março e abril para atender seus clientes. Agendamentos podem ser feitos através de seu Instagram, onde ela compartilha não apenas suas tatuagens, mas também sua jornada pela Europa. Sol também está disposta a ajudar pessoas que desejam criar suas próprias oportunidades.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.