Um dos sites mais acessados do País, BuzzFeed tem campo-grandense como editora
Manhã de sol em São Paulo, quase hora do almoço, peguei o metrô República em direção à Consolação. Na Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e a Haddock Lobo, está a sede do BuzzFeed Brasil, inteligente, bem humorado e super popular. O detalhe, que particularmente nos interessa, é que um dos sites mais acessados e compartilhados da internet no País tem como editora uma campo-grandense, a jornalista Manuela Barem.
Criado nos Estados Unidos em 2006, o BuzzFeed tem entretenimento, mas também aborda assuntos sérios e pertinentes, de maneira leve e compreensível. Lançado no Brasil em outubro de 2013, com matérias traduzidas, em março de 2014 começou a criação da identidade nacional do site com matérias produzidas no Brasil.
Chegando à Paulista, no mesmo prédio comercial que fica a redação do site, só que embaixo, fica uma loja da Kalunga, onde passei rapidinho pra comprar uma caneta, pois o que é um jornalista sem uma caneta, né non?... Em uma gôndola perto do caixa vi um chocolate Talento, comprei um para fazer graça, já que a pessoa que me receberia por lá é talento puro.
O Balaio de Gato, agora em parceria com o seu querido Lado B do Campo Grande News, visitou os bastidores do BuzzFeed Brasil e traz um bate papo muito interessante com a editora Manu Barem, confira!
Balaio de Gato – Manu, me conte um pouco sobre você, sua carreira em Campo Grande e quando surgiu a necessidade de enfrentar desafios maiores?
Manu Barem - Assim que me formei, comecei trabalhando com jornal impresso, era da parte de cultura e logo comecei a experimentar outras áreas: televisão, assessoria de imprensa, revista, fiz de tudo um pouco. Passou um tempo e percebi que já conhecia bem o mercado de Campo Grande e bateu uma vontade de tentar algo diferente, novos desafios. Sempre tive vontade de morar em São Paulo, as oportunidades de trabalho me pareciam interessantes e, naquela época, já tinha interesse na internet. Via uma pista de que as coisas aconteceriam por alí em alguns anos.
BDG - Quando você foi definitivamente para São Paulo?
MB – Vim em 2010, com uma mão na frente e outra atrás, tinha alguns amigos que poderiam me ajudar, mas nada muito certo. Comecei freelando pra diversas revistas, sites, conteúdo pra agência de publicidade, aí tentei uma oportunidade no site “Jezebel” . Ele tava começando no Brasil e foi a primeira experiência em começar algo novo no País, uma adaptação gringa. Era muito legal, era um blog feminino, feminista consequentemente, e foi quando comecei a perceber o que as pessoas buscavam ler, o que se interessavam e o que movimentava o conteúdo na internet. Depois de outras experiências na área, outros freelas, fui editora do “You Pix” por sete meses e aí, o pessoal do BuzzFedd estava chegando ao Brasil e procuravam alguém que parecesse com eles, tivesse boa relação com a internet e me convidaram pra ser editora. Hoje tenho uma equipe muito legal, são seis pessoas e mais dois colaboradores. É uma experiência incrível, o site que está crescendo bastante e as pessoas gostam muito.
BDG – Como vocês elaboram o conteúdo, como escolhem as pautas do BuzzFeed?
MB - A gente tenta fazer de forma leve, voltado ao interesse dos internautas, o que eles querem compartilhar nas redes sociais. Observamos sobre o que as pessoas estão falando para complementar essa conversa ou mostrar que esse assunto está rolando. Agora estamos apostando em notícias e tá sendo muito legal. Por trás, nos bastidores, é tudo organizado. A gente bebe muito do jornalismo tradicional, então tem reunião de pauta sim, preocupação com entrega, a gente analisa muito as métricas, os feedbacks, e avaliamos o que foi bom ou ruim e tirar disso ferramentas de aprimoramento de conteúdo.
BDG – Como são as reuniões de pautas? Por tratarem de assuntos irreverentes, inusitados, vocês também se divertem?
MB - Temos uma reunião de pauta semanal, onde cada um fala duas apostas de posts por dia, nessa hora a gente discute o teor, a melhor maneira de abordar o assunto, a redação toda colabora na ideia daquele post, às vezes todo mundo se empolga com a pauta, daí já temos uma ideia do potencial do post, se é viral, se tem qualidade… tem muito disso aqui, brainstorm pra fazer que o conteúdo seja diversificado, com enfoque diferenciado e que as pessoas curtam.
BDG – O BuzzFeed é um site internacional, que tem plataforma em diversos países, vocês seguem alguma linha editorial da, digamos, “matriz”?
MB - A gente tem uma liberdade editorial bem grande, mas tem sim uma linha editorial que a gente segue da empresa. O BuzzFedd tá expandindo para outros países, todo conteúdo tem a ideologia do site inserida, de ser bem humorado, que tenham relevância no diálogo com a cultura brasileira e combate ao preconceito, homofobia… A gente tenta achar coisas que impliquem no cotidiano das pessoas, pra elas rirem ou terem a sensação que aquilo está contribuindo para vida dela de alguma forma
BDG – Me conta algumas diferenças que existem no conteúdo do BuzzFeed em outros países?
MB - Na Inglaterra, por exemplo, é muito comum eles criticarem os políticos fazendo muita piada com humor negro, o que não é comum nos Estados Unidos. No Brasil, a gente tem um dom de transformar tudo em piadas, seja o 7x1 da Copa, ano passado, que foi uma tragédia do futebol nacional transformado em “memes”. Já na Alemanha é diferente, os memes não funcionam muito, eles não são muito empolgados como os brasileiros, então tem essas particularidades de cada cultura que é bem respeitada.
BDG – Você tem muitos fãs e seguidores, eles interagem com você?
Eu sou twiteira há um bom tempo e fiz grandes amizades no Twitter. Quando alguém vem a SP, nos encontramos e é uma festa. Já no BuzzFeed a gente tem uma linha editorial, um jeito diferente de se expressar em nossos posts, o que casa com o perfil de cada leitor. Tem gente que é mega fã do Gabriel Capanema, adoram seus pots. Eu gosto de falar de temas de um jeito diferente, tv por exemplo, as pessoas adoram quando escrevo sobre tv, piram, compartilham muito. A Clarissa Passos já tem uma linguagem que é só dela e as pessoas adoram, compartilham, riem muito. Cada um tem um jeito de escrever e isso é muito legal. Recebemos um feedback como um todo, as pessoas falam que legal, “o melhor emprego do mundo”.
BDG – Gosto muito das pautas do site, me divirto com tanta criatividade, de onde sai tudo isso?
MB – Saem das conversas, observação, referências, no banho… sabe aquelas ideias que vc tem no banho? Geralmente são momentos que rendem algo pra mim. Isso porque a gente já está condicionado a prestar atenção em tudo que pode iniciar uma conversa e que essa conversa se torne interessante para o maior número de pessoas. Quando você tem vontade de falar sobre algum assunto com alguém, quer compartilhar, marcar um amigo, isso é um grande indício que aquilo tem um caráter viral e é o que a gente busca.
BDG – Me dá um exemplo?
MB - Quando começou a rolar aquele assunto do impeachment da Dilma, quem assumiria? Seria o Aécio? O Temer? Aí a gente veio com um post sobre como funciona realmente um impeachment, por quais estâncias do governo que precisaria passar, quem assumiria… Isso nos gerou um dos nossos mega hits do site, com inúmeros acessos. Uma matéria didática, super apurada e atual.
Acesse!
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Entre em contato com a Manu no: brasil@buzzfeed.com
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