Clínica realiza palestras para sanar dúvidas sobre infertilidade conjugal
Pós-graduado em Infertilidade Conjugal, médico detalha tratamentos na Clínica Gazineu
Depois de um ano tentando engravidar, se a gestação não ocorrer, é hora de procurar um especialista. Nesse meio tempo, o que não faltam são dúvidas. Por isso, a Clínica Gazineu criou uma dinâmica para esclarecer como a medicina reprodutiva pode auxiliar os casais, onde as palestras são realizadas mensalmente.
Pós-graduado em Infertilidade Conjugal pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), o médico Orlando Monteiro Júnior é o responsável pelas palestras, abertas a qualquer pessoa que enfrente dificuldades para realizar o sonho de ter um filho.
Em uma conversa direta, ele detalha como é feito o diagnóstico de infertilidade e quais os procedimentos a partir da constatação de que algum problema compromete a vontade de ser mãe ou pai. “Normalmente, as pessoas chegam muito angustiadas aqui, com ideias truncadas de como o tratamento é feito. Criamos as palestras para desmistificar o assunto”, explica.
O bate-papo também acaba aproximando os casais. Muitas vezes, elas chegam sozinhas para a primeira reunião e depois voltam empolgadas com eles, para dar andamento ao processo. "Recebemos também casais homoafetivos e mulheres que querem engravidar sozinhas. É comum", comenta o médico.
O próximo encontro será no dia 6 de dezembro. As vagas são limitadas, para que todos tenham tempo suficiente de perguntar e saiam completamente informados sobre o assunto. As palestras acontecem todos os meses. "Não é algo fácil para a maioria das pessoas. Então, precisamos ter tranquilidade para discutir o tema e solucionar as dúvidas", justifica Dr. Orlando.
No endereço virtual da clínica, também há um manual elaborado pelo especialista, durante os anos de experiência e dedicação aos estudos. Um dos grandes diferenciais no trabalho do médico é a participação ativa no Projeto ALFA.
A “Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida” foi criada há 13 anos, para integrar o que há de mais moderno em laboratórios de reprodução humana aqui no País. Hoje, o projeto Alfa é um dos maiores grupos dedicados ao assunto no Brasil. "Para a paciente é formidável, porque ela tem um médico sem sair de Campo Grande e todo os recursos disponíveis em São Paulo", comenta Dr. Orlando.
Além de gerar conhecimento e atualizar os profissionais sobre a evolução no setor, a estrutura disponibilizada pela Alfa possibilita a seus associados o acesso à tecnologia de ponta, como a análise genética dos embriões, que são biopsiados pelo embriologista e submetidos a estudos genéticos e só então são transferidos para o útero.
O processo garante a fecundação e acaba com as frustrações de quem cria expectativas a cada tentativa de engravidar no laboratório. Também acaba com alto risco do casal transmitir doenças hereditárias aos filhos.
A Clínica - Na Clínica Gazineu, a palestra é o início de uma transformação na vida do casal. Depois que decidem ter filhos, começa a decisão pelo tratamento indicado.
O mais simples é o "Coito Programado", em que os exames e o acompanhamento médico vão definir quais os melhores horários e dias para a relação sexual. "Ocorre que muitos casais vivem uma rotina intensa e já não têm muito tempo para a relação sexual. O que fazemos é indicar como aproveitar melhor esse tempo", diz o médico.
Caso a maneira natural não surta efeito, o próximo passo é analisar procedimentos, como a Inseminação Artificial ou Fertilização In Vitro.
A boa notícia é que tratamentos antes proibidos para quem não tinha uma super conta bancária, hoje são acessíveis. "A Classe C tem acesso agora. Costumo dizer que antes a pessoa precisava vender um imóvel para conseguir engravidar, hoje, pode vender um bem móvel mesmo. Custa o preço de um carro popular", conta Dr. Orlando.
"Dr. Orlando por ser ultrassonografista há mais de 20 anos, e por ele mesmo fazer os controles ecográficos, proporciona maior segurança no atendimento das pacientes de reprodução assistida."
Realizado no que faz, o médico exibe fotos de crianças que nasceram graças aos avanços da medicina reprodutiva. Ele atende pacientes que tiveram a primeira experiência e voltaram para garantir a segunda gestação. Desde o bebê de proveta, nos anos 1980, muita coisa mudou e atualmente é muito raro o caso de alguém que não consiga engravidar.
Mas a mulher precisa estar atenta e planejar o futuro, adverte "O mercado da estética consegue retardar o envelhecimento hoje, mas o mesmo não acontece com os órgãos reprodutivos. Os óvulos envelhecem como sempre envelheceram e cada ano que passa fica mais difícil engravidar. Mas hoje temos até a possibilidade de congelar óvulos, para que a mulher vá viver o que planejou e engravide bem mais tarde", comenta.
Para saber tudo sobre os tratamentos para inseminação e fertilização, a melhor indicação é a palestra de Dr. Orlando, que ocorre a dia 06/12 a partir de 19h. Os interessados devem acessar o site e fazer a inscrição de forma gratuita.
A Clínica Gazineu fica na Rua São Paulo, 907. Os telefone são (67) 3382-5484 / 99257-8675 (Whatsapp). Os casais também podem manter contato pelo email contato@clinicagazineu.com.br.