Filme adulto e poltrona confortável: como é a coleta para espermograma
Filmes pornôs não têm som para evitar constrangimentos e salas são usadas exclusivamente para coleta

Poltrona confortável, ar-condicionado, e filme adulto rolando na TV para facilitar o 'serviço'. O ambiente é discreto e tem até uma pia para lavar as mãos depois que o paciente 'chega lá' e finaliza o trabalho.
Para quem não sabe, é assim o espaço onde homens fazem a coleta de material para o exame de espermograma, uma análise laboratorial da qual pouco se fala, mas que leva, em média, 145 homens todos os meses a um laboratório visitado pelo Lado B. Foi um dos vários que contatamos, mas o único que topou falar com a reportagem e revelar o que realmente tem na salinha.
Os filmes +18 que ficam disponíveis no catálogo não têm som. A regra serve para evitar qualquer constrangimento na recepção, onde outros pacientes também aguardam por exames menos... íntimos. O que acontece na sala de coleta, fica na sala de coleta, exceto pelo material que é entregue e segue rapidamente para análise em laboratório.
Mas, afinal, o que é o espermograma? "Ele analisa a qualidade do espermatozoide: o movimento, a rapidez, se tem alguma alteração na cauda ou na cabeça, e se está saudável para a fecundação", explica a biomédica Jennifer Ximenes.
Em termos técnicos, o laboratório verifica o pH, que indica acidez (o ideal é 8), o volume ejaculado e a vitalidade dos espermatozoides.
"A maioria dos homens que procuram o espermograma são pacientes cujas esposas estão fazendo acompanhamento para fertilização in vitro", conta Sarah Serrate, funcionária do Labclin. A análise é essencial para determinar se há algum problema de infertilidade masculina.
O exame pode revelar desde uma baixa contagem de espermatozoides até defeitos estruturais, como caudas duplas ou cabeças arredondadas, que dificultam a fecundação do óvulo. Também há casos de azoospermia, quando não há espermatozoides vivos na amostra.
E como funciona o atendimento? O processo é simples: o paciente chega ao laboratório e não é preciso marcar horário. Ele é direcionado para a sala de coleta, identificada apenas com um discreto "livre" ou "ocupado". O espaço é exclusivo para exames de espermograma e é utilizado apenas para isso.
Quando a coleta termina, o material é entregue ao técnico em um recipiente plástico, o mesmo usado em exames de urina. Rapidamente a amostra é levada para análise no laboratório. A agilidade é necessária em razão do pequeno período de vida dos espermatozoides
Mas há uma exigência importante: abstinência sexual de pelo menos três dias. "Se o paciente ejaculou no dia anterior, a quantidade já será menor, o que pode afetar o resultado", explica Sarah. Caso não tenha respeitado esse período, ele é orientado a retornar em outro dia.

O resultado sai em até dois dias úteis, e o custo do exame é de R$ 62 na tabela social, além da opção de convênios.
Apesar da natureza do exame, o constrangimento é passageiro. Alguns homens chegam tímidos, mas quem lida diariamente com a situação já está acostumado e lida com a situação de forma profissional. O ambiente da sala, com filme apropriado e privacidade, ajuda no processo.
"A gente percebe que, no fim das contas, é só mais um exame", diz Sarah. "Eles entram, fazem, saem e pronto. O importante é que a análise pode ajudar muitos casais que sonham em ter filhos", finaliza.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: