Longe do convencional, taioba agora é usada em receita de bolo e caldo
Aquela plantinha que você tem no quintal pode servir de alimento e muita gente nem imagina. Se você está disposto a uma alimentação saudável e novas experiências com ingrediente fora do tradicional, algumas receitas são práticas.
No menu de hoje, o nutricionista Gabriel Borges ensina a fazer um bolo de taioba. Uma planta rica em vitaminas A, B e C, cálcio e potássio, muito fácil de encontrar por aí.
A taboia faz parte do grupo da PANC (planta alimentícia não convencional) e é bem parecida com o inhame, só que maior. "Lembrando que as folhas de inhame não são comestíveis", alerta Gabriel.
O nutricionista investiu na receita quando passou a estudar sobre plantas que ele considerava apenas como mato. "Certamente as pessoas já devem ter tido contato com alguma PANC e não se deu conta de que se tratava de algo comestível, por isso hoje tenho um outro olhar e vejo que mesmo com a procura por alimentação saudável, há uma certa falta de informação em relação ao consumo desse tipo de planta", explica Gabriel.
A vantagem é que o uso possui um baixo custo e pode ser utilizada em caldos, recheio de torta salgada, farofa, bolinhos e refogados. "E a taioba atualmente está sendo cada vez mais conhecida no universo da Gastronomia", pontua.
Confira os igredientes:
2 xícaras de farinha de trigo integral
3 ovos
1 xícara de açúcar orgânico
1 xícara de suco de taioba
1 collher de sopa de fermento químico em pó
Modo de preparo:
Primeiramente para fazer o suco basta ferver as folhas de taioba por 3 minutos e escorrer. Em seguida bata no liquidificar com água natural.
Na hora de preparar a massa, bata os ovos por pelo menos 3 minutos. Acrescente o açúcar e bata mais 1 minuto. Em seguida coloque o restante dos ingredientes e leve ao forno para assar a 180 ºC durante aproximadamente 40 minutos.
Curta o Lado B no Facebook.