Passos simples para proteger diabéticos tipo 1 contra doença cardíaca
Uma injeção adicional de insulina três horas após comer tem mostrado proteger os diabéticos tipo 1 contra doença cardiovascular - a principal causa de morte entre pessoas com essa condição.
Um estudo clinico preliminar publicado no Diabetes and Vascular Disease Research mostrou que esse pequeno passo permite que diabéticos tipo 1 regulem melhor seus níveis de açúcar no sangue.
Crucialmente, isso também reduz gordura e marcadores inflamatórios no sangue que podem danificar os vasos sanguíneos e doença cardíaca.
Diabéticos tipo 1 são dez vezes mais propensos a sofrer de doença cardiovascular do que a população geral e, a condição conta para mais de metade de todas as mortes nesse grupo de pacientes.
Muitas pessoas com diabetes tipo 1 lutam para regular os níveis de açúcar no sangue durante as refeições, porque o teor de gordura no alimento é metabolizado após que a injeção padrão de insulina perdeu sua potencia ou já deixou o sangue.
A equipe de pesquisadores mostrou que após uma dieta rica em gordura e a injeção padrão de insulina, açúcar, gordura e marcadores inflamatórios no sangue foram elevados significativamente seis horas após comer.
No entanto, com a injeção extra de insulina, a análise sanguínea mostrou níveis normais de açúcar, gordura e marcadores inflamatórios, similar após a refeição com pouca gordura.