Arena abre cardápio de dar água na boca no Armazém Cultural
O espaço está coberto é pela gastronomia, no centro o que se apresentam são pratos feitos pelos restaurantes sul-mato-grossenses durante a 7ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do planeta. A arena não traz gladiadores, mas marca presença como primeiro evento de gastronomia do Estado. Depois da abertura oficial da noite desta terça-feira, os apaixonados pela culinária tem a agenda cheia pela frente. De cozinha show, workshops, oficinas e palestras até o último dia de evento, que encerra o apetite no dia 2 de junho.
A Arena Gastronômica está montada no Armazém Cultural. No menu, os principais chefs e gastrônomos do país e como o presidente da Abrasel pode afirmar, um festival inteiramente voltado para a alimentação fora do lar, oportunidade de levar à população um grande evento gastronômico, explica Rúbio Sérgio Morais.
"Durante o evento Brasil Sabor, a arena vai apresentar este cenário voltado à alimentação. São fornecedores, tem sala de aula para qualificação, workshop, durante todos os dias", comenta. No total são 21 restaurantes participantes de um evento, que segundo a Abrasel, vem para fomentar um setor que vem crescendo. "Hoje já representa 2,4% do PIB nacional. Mais de 50% das pessoas que trabalham no turismo estão focadas na alimentação e o nosso Estado não podia ficar de fora", ressalta.
Mato Grosso do Sul está entre os 12 estados que promovem a arena. Pelo local é possível degustar taça de vinho a R$ 10 e ainda receber as instruções do sommelier. "O primeiro passo é buscar informações. Seja na internet ou com um sommelier que vá mostrar as características daquele vinho", adianta o sommelier do Território do Vinho, Donizetti Soleitão.
Em exposição, dois tipos de vinho e um espumante. Para a degustação e como usar em casa, as dicas vem direto de quem entende. "O vinho tem que harmonizar com o prato. Por exemplo o Milantino Tannat, que é um vinho tinto, mas de uva incorporada. Combina com carnes vermelhas, molhos de massa fortes, um risoto de carne. Já o Merlot di Candia é mais leve, já não tem a característica tão seca. É bom para molhos brancos, peixe. É um vinho para se começar a tomar vinho, bem leve e fácil de gostar".
Por fim, o sommelier chega ao espumante. Que pode ser o primeiro a ser degustado numa noite. "É o Promosso, ele é mais leve e é usado como entrada, para se tomar com um queijo". Os ensinamentos saem de quem sabe e com a experiência da degustação.
Nos estandes há também opções de peixes, frutos do mar e até kit Paella, comercializado pelo Arrecifes Pescados. A Dale Sorvetes, empresa fabricante de picolés era onde concentrava o maior número de pessoas. Não era por menos, além do exposto sair de graça, a especialidade da casa é feita a partir da polpa da fruta, com com 76% de leite na fórmula e ainda creme de leite para dar a textura dos sabores leite ninho, coco queimado, mousse de maracujá, curau de milho e chocolate dos alpes.
Na arena também entra em cena um dos pratos mais italianos do Brasil Sabor. O Italianíssimo, é especialidade da Cantina Masseria e vai ser apresentado na Cozinha Show desta quarta-feira, às 17h30. A receita é um polpetone com agnolotis nas cores da bandeira da Itália, prato que faz jus ao tema do Brasil Sabor deste ano, "Quem tem boca vai a Roma".
"Já estamos oferecendo aos clientes que chegam o prato do ano. Estivemos desde o começo com a Abrasel, este é o momento de estar junto apresentando, divulgando para a população, as receitas não são mais segredo", brinca.
A cozinha show é o espaço onde o restaurante revela os truques do prato. Além de poder ser assistido pelo público de pertinho, a transmissão é feita também pelos telões espalhados pelo Armazém Cultural. A programação completa do Arena Gastronômica está no site www.campogrande.net/arenagastronomica.
A entrada na arena é franca e horário de atendimento é das 14h às 22h.