Fruta sobra no quintal e dona do pé lança concurso para aprender receitas
“O que fazer com 6 quilos, ou seja, 462 laranjinhas Kinkans?”. A conversa começou assim no Facebook e virou concurso gastronômico. “As duas arvorezinhas do meu quintal, com 4 metros de altura estão sempre carregadas! Tem mais para colher!”, justifica a dona do “pomar”, a artista plástica Ana Ruas.
Ela é genial com ideias, mas ruim na cozinha, admite. “Eu colhi muita laranjinha e não sou boa de cozinha. Às vezes uma amiga faz geléia para mim, mas pensei na possibilidade de fazer outro tipo de doce”, explica
A pergunta feita por Ana no Facebook logo teve dezenas de comentários e algumas sugestões. “Em 35 minutos tinha muita gente comentando e uma amiga sugeriu um concurso, na mesma hora lancei o desafio”, lembra.
O amigo Jânio Batista Macedo sugeriu o clássico: “Em saquinhos, congelar para fazer sucos”.
Anita Muxfeldt também colaborou: “Faz cristalizada. Pra comer junto com um café não tem igual”.
De Renata Mendes, a sugestão foi mais adulta: “Caipirinha de Kinkan”. “Uma delícia, mas com a Lei Seca, não vai dar para usar as 462”, brinca Ana.
A questão só terá respostas conclusivas no próximo domingo, quando sete cozinheiros vão apresentar receitas feitas com a fruta. As laranjinhas são aquelas, as 462 colhidas por Ana Ruas.
“Já separei as laranjinhas por quilo. Cada participante receberá 1 quilo. Hoje começam a retirá-las. No domingo, entregam às 14h e às 15h é a degustação”, explica.
Sete pessoas já se inscreveram e no domingo vão enfrentar os jurados em um “chá da tarde”, no ateliê da artista.
Para quem tem o mesmo problema de Ana Ruas, o Lado B divulgará na segunda as receitas apresentadas pelos participantes.