Nada de castanha e pistache, sorvete tem recheio de costela defumada
Em Campo Grande, André criou três versões do sorvete que acompanha pedaços da carne
A criatividade e o desafio feito por um parceiro nos negócios fez André Machado, de 39 anos, desenvolver o primeiro sorvete com costela defumada de Mato Grosso do Sul. São três sabores diferentes que levam pedaços da costela preparada na pit smoker ‘Charlotte’.
A novidade foi lançada na última semana durante o 1º Festival Internacional da Carne, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. A receita do sorvete veio após um ‘desafio’ que André recebeu do pit master Ney Coelho Silva. A história de Ney foi contada neste ano em outra reportagem do Lado B.
Proprietário da Dellato Gelato Artesanal, André fala sobre esse momento que resultou em três novos sabores no cardápio da empresa. “O Ney a gente conheceu na inauguração de uma casa de carne. Ele falou que queria que eu desenvolvesse um gelato com a costela. Surgiu a ideia de fazer a collab dele, então ele faz a costela na Charlotte, me entrega e eu desfio ela”, explica.
Em agosto, André fez o teste que mostrou a qualidade dessa mistura de sorvete e carne. Na época, ele estava no Festival de Inverno de Bonito quando pegou um sabor de sorvete e adicionou pedaços da costela. O empreendedor só tinha uma preocupação, mas conta que a mesma não atrapalhou os planos.
“Nosso maior desafio é que quando tem qualquer castanha senão blindar perde a textura, ela murcha. Nosso medo era da gordura interferir e ficar sem gosto. A gente testou e deu tudo certo porque a defumação acaba virando uma blindagem. Ficou sensacional”, afirma.
No dia do evento de lançamento, André conta que o público e até os chefs aprovaram o sabor. “A gente aproveitou o festival da carne que estávamos participando e foi um sucesso. Os chefs que vieram de fora acharam uma coisa inusitada. Muita gente conhece em São Paulo o bacon com cream cheese”, fala.
Ao todo, a empresa campo-grandense lançou três sabores de sorvete com costela defumada, sendo eles: caramelo, gengibre e cream cheese. Todos os potes pesam 220 gramas e custam R$ 28. Por enquanto, o favorito do público é o cream cheese.
Esses sabores somam ao menu da sorveteria que trabalha com mais de 30 opções. O cardápio é dividido entre os tradicionais, alcoólicos, diet, vegano e a base de leite. Alguns deles, respectivamente, são: ninho com creme de avelã, mojito, morango e amora, manga e cajá, bocaiúva.
A maior parte dessas opções, assim como o de costela, surgiram graças à criatividade. André fala que constantemente está elaborando e testando novidades para oferecer ao público. "Se deixar cada semana tem um. A gente pisa no freio para segurar os lançamentos", diz.
Técnico em logística, ele administra a empresa com a esposa Vanessa Leite, de 48 anos. O casal começou o negócio em casa no ano de 2021 com uma mesa, geladeira e freezer. Com o tempo, eles trouxeram maquinários para o lar, que ganhou um espaço para o negócio.
Em Campo Grande, eles participam das Feiras Bosque da Paz, Mixturô e Mixturinha onde levam um carinho com os sorvetes artesanais. André e Vanessa também tem uma parceria com o Pé de Amora e a Gran Costella Sabores. É nesse último estabelecimento, localizado na Rua 13 de Junho, 641, Centro, que o público encontra os sorvetes de costela.
Por não terem loja física, o contato com a sorveteria é o Instagram @dellatobrasil
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.