Purê de queijo coalho? Mais uma do Bar em Bar 10
No Real Botequim o prato “Charque Matuta” tem um dos ingredientes mais repetidos na competição Bar em Bar 10, criada para escolher o melhor petisco de Mato Grosso do Sul. A carne seca crocante aparece no papel principal, desfiada. Mas há surpresa. O queijo coalho virou purê e incrementa o tira gosto ao lado da mandioca frita.
O prato foi elaborado pelo chef pernambucano João Duarte, que quis mostrar ao sul-mato-grossense o que o nordestino tem de melhor na gastronomia.
O gerente da casa, Rafael Oliveira, explicou que a escolha dos elementos típicos do Nordeste é uma oportunidade de apresentar algo diferente ao público de Campo Grande.
Por isso, o charque foi trazido de Recife. Segundo Rafael, a carne que vem de Pernambuco é especial. "O sabor é diferente, o purê de batatas com o acréscimo do queijo coalho dá um sabor levemente especial."
A cremosidade do purê acompanha a textura crocante do charque. E como todo bom nordestino, a macaxeira - mandioca ou aipim, é um elemento sempre presente. A porção individual custa R$ 10,00, como todos os outros pratos que até o dia 18 serão oferecidos pelas 14 casas em Campo Grande que participam do Bar em Bar 10.
Também há bares em Bonito, Três Lagoas e Corumbá na competição. Na Capital participam Firula´s Café, Democrático Bar e Restaurante, Park’s Bar & Choperia, Tábua Chopperia, Sabor em Ilhas, Click Sushi Campo Grande, Restaurante Espanhol El Consul Catalan, Lalai Shopping, Fogo Caipira, Tapas Bar, Território do Vinho e o Kitai Comida Japonesa.
O concurso é promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul). Depois de comer, o cliente vota no seu preferido.