ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Lado Rural

Circuito e sessão de negócios movimentam feira agropecuária em Camapuã

Parceiros levam programação gratuita para potencializar ambiente de negócios local

Por José Roberto dos Santos | 07/05/2024 15:15
Gado pronto para ser levado a leilão durante a Expocam de 2023. (Foto: Arquivo/Semadesc)
Gado pronto para ser levado a leilão durante a Expocam de 2023. (Foto: Arquivo/Semadesc)

Camapuã, na região norte de Mato Grosso do Sul, recebe a 44ª edição da Expocam (Exposição Agropecuária), de 6 a 12 de maio, na sede da Acricam (Associação dos Criadores de Camapuã). Com o objetivo de consolidar a cidade enquanto rota dos negócios agropecuários, o Circuito de Negócios será realizado na feira, entre os dias 9 e 11 de maio, no Pavilhão João Nina, para potencializar o empreendedorismo local. A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever no link abaixo.

O Circuito de Negócios, inovador dentro da programação da Expocam, é resultado da iniciativa do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal, Acricam, Associação Comercial Empresarial e Sindicato Rural de Camapuã, sendo uma oportunidade para empresários, produtores rurais, interessados em empreender e a comunidade em geral se conectarem, trocarem experiências e explorarem novas oportunidades de desenvolvimento econômico e sustentável.

“O Circuito de Negócios foi idealizado para prover aos participantes a oportunidade de fazerem negócios, conhecerem mais sobre energia e sustentabilidade, adquirirem conhecimentos técnicos por meio de palestras e poderem fazer muito networking. São várias entidades unidas para reforçar Camapuã como a Rota dos Negócios Agropecuários. Seja empresas urbanas ou rurais, ou até mesmo a sociedade como um todo, é possível aproveitar e fazer bons negócios”, destaca o analista técnico do Sebrae/MS, Lucas Borelli.

Camapuã é rota do agronegócio 

Durante os três dias da feira agropecuária, os participantes do Circuito de Negócios poderão adquirir conhecimento em palestras que abordam temas como gestão empresarial, tecnologias inovadoras, sustentabilidade ambiental, acesso a crédito; além de uma sessão de negócios para conectar empresas e possíveis fornecedores locais, proporcionando um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e a criação de parcerias estratégicas.

Circuito de Energias Renováveis

Para iniciar a programação do Circuito de Negócios, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, realizará o Circuito de Energias Renováveis, no dia 9 de maio, quinta-feira, das 13h às 16h30. Nele, as empresas participantes recebem orientações sobre como podem otimizar os custos com energia elétrica e tornarem-se mais sustentáveis e competitivas.

O Circuito de Energias Renováveis conta com uma palestra, que aborda as estratégias para a redução de gastos com energia elétrica, e nele, instituições financeiras que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis expõem os produtos que oferecem. A participação é gratuita, mas é indispensável que o participante leve a fatura de energia e faça a inscrição pelo link. As vagas são limitadas.

A programação do Circuito de Negócios na Expocam segue no dia 10 de maio, das 8h às 11h, com palestras sobre os impactos da silvicultura na região, e macroeconomia e o panorama do mercado de commodities. No dia 11, sábado, o Circuito terá atividades das 8h às 17h30, com destaque para a palestra “Panoramas e Perspectivas do Agronegócio para Camapuã e Região”, com Bruno Gouvêa Bastos, secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Sessão de negócios

Ainda no dia 11 de maio, a partir das 13h, o Sebrae/MS realiza uma sessão de negócios. Essa ação proporciona o encontro entre empresas compradoras e pequenos negócios locais que podem atuar como fornecedores. A expectativa é garantir possibilidades para vários setores, por meio de reuniões comerciais simultâneas onde os empreendimentos apresentam produtos e serviços, trocam experiências e geram novos negócios.

O analista técnico do Sebrae/MS, Lucas Borelli, afirma que a ação é voltada para empreendedores de qualquer porte. “A sessão de negócios é a oportunidade para negócios urbanos e rurais poderem negociar seus produtos e serviços com outras empresas. Além de poderem fazer negócios, os participantes poderão se conectar e ampliar contatos para futuras negociações. É importante destacar que a sessão de negócios é para qualquer tamanho ou segmento de empresa. É o momento de fazer bons negócios, vender mais ou comprar melhor”, disse.

As inscrições para a sessão de negócios devem ser feitas AQUI, também com vagas limitadas. Mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Nos siga no Google Notícias