ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 31º

Lado Rural

JBS anuncia férias coletivas em unidade de MS; funcionários falam em crise

Frigorífico tem capacidade de abate superior a 700 cabeças de gado por dia

Liana Feitosa | 11/08/2022 10:11
Unidade de Nova Andradina da JBS. (Foto: Nova News)
Unidade de Nova Andradina da JBS. (Foto: Nova News)

Frigorífico Friboi, da JBS, localizada em Nova Andradina, cidade a 298 quilômetros de Campo Grande, anunciou férias coletivas a partir de hoje (11). A unidade tem capacidade de abate superior a 700 cabeças de gado por dia. Em abril deste ano, unidade de Ponta Porã foi fechada e cerca de 380 funcionários foram realocados ou demitidos.

De acordo com o Valor Econômico, férias coletivas foram anunciadas em outras unidades da JBS, que é a maior indústria de carne do mundo, em agosto: Pontes e Lacerda (MT), Colíder (MT), Alta Floresta (MT), Redenção (PA) e Tucumã (PA). Todos esses frigoríficos não estão habilitados para vender para a China, o mercado mais lucrativo.

Contatados pelo Campo Grande News, funcionários da empresa em Nova Andradina alegam que crise no setor motivou decisão. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação da cidade afirma que suspensão das atividades não tem motivo financeiro.

“Foi avisado ao sindicato que a unidade passará por reforma, por isso serão dadas férias coletivas”, afirma Alessandro Paula, tesoureiro do sindicato. No mês passado, a unidade abriu um processo de seleção para 37 vagas com oportunidades para refilador, desossador, operador de armazenagem, operador de produção, cozinheira, auxiliar de cozinha e motorista.

Crise - Para representantes do setor, entretanto, o momento é preocupante. “O que a gente sabe é que o mercado está muito ruim, não está tendo venda, o povo está sem poder aquisitivo e, com isso, não estão consumindo carne”, pontua Regis Luís Comarella, presidente do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados do Estado de Mato Grosso do Sul).

“O boi está caro e o preço de venda da carne não está cobrindo o valor da arroba, nem mesmo se a venda for destinada à exportação. Nada fecha a conta”, completa Comarella. O representante acredita que a única saída é melhorar o poder de compra do consumidor, para que os preços se estabilizem.

“É preciso baixar o preço da arroba, mas isso fica ruim para o pecuarista, que tem um alto custo de produção. Por isso, precisa aumentar o poder aquisitivo dentro do país. Em todo Brasil todas plantas frigoríficas estão deficitárias, isso é preocupante. Se não melhorar o poder aquisitivo da população, muitas empresas vão fechar”, analisa o presidente.

Ponta Porã - Em abril deste ano, a empresa anunciou fechamento de unidade em Ponta Porã, na fronteira de MS com o Paraguai. “A JBS decidiu concentrar a produção de carne bovina em suas demais unidades no estado do Mato Grosso do Sul. Aos colaboradores que trabalham na planta de Ponta Porã, a companhia abriu a possibilidade de transferência para as unidades de Anastácio, Naviraí e Nova Andradina, oferecendo uma ajuda de custo para a mudança. A Companhia tem prestado toda a assistência necessária, seguindo a legislação vigente", afirmou a multinacional em abril, por meio de nota, ao jornal Ponta Porã em Dia.

O Campo Grande News entrou em contato com a JBS para confirmar as informações sobre possível fechamento da unidade de Nova Andradina, mas até o momento da publicação desta matéria nenhum retorno havia sido dado.

Nos siga no Google Notícias