ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Após chuva, Pantanal já acumula mais de 2,4 mil focos de incêndio em agosto

As cidades com mais focos neste mês são Corumbá, Aquidauana e Miranda

Por Lucas Mamédio | 16/08/2024 14:57
Área sendo queimada no Pantanal de Corumbá (Foto: PrevFogo)
Área sendo queimada no Pantanal de Corumbá (Foto: PrevFogo)

Apesar da chuva ter dado um "respiro" ao Pantanal, que luta para sobreviver meio meio ao fogo, com a estiagem os focos de incêndio voltaram a preocupar. Segundo o programa BDQueimadas, do Instituto Espacial de Pesquisas Espaciais (INPE), 2.241 focos de incêndio foram registrados no Pantanal de 1º de agosto até esta terça-feira (13).

As cidades com mais focos neste mês são Corumbá, Aquidauana e Miranda, no Mato Grosso do Sul e Barão de Melgaço e Cáceres, no Mato Grosso. Desde o começo do ano, já foram registrados 6.997 focos de incêndio no bioma.

Segundo o portal público, ClimaInfo, desde a noite de segunda-feira (12), nove focos preocupavam o Corpo de Bombeiros. Desses, seis estavam no bioma sul-mato-grossense, dois no Mato Grosso e um em área florestal do município de Naviraí, na divisa com o Paraná.

Área queimada - Segundo último Boletim de Combate aos Incêndios Florestais, divulgado pelo Governo Federal, de 1º de janeiro a 11 de agosto de 2024 foi queimada área na faixa entre 1.054.847 hectares a 1.506.925 hectares no Pantanal, o que representa de 6,99% a 9,98% do bioma. Na última semana, de 5 a 11 de agosto de 2024, houve incremento de 209.075 hectares em área queimada no bioma.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias