ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Até ano que vem, Acerola será “bicho solto” no Pantanal

Onfaçari não pretende capturar animal este ano para recolocar colar de monitoramento

Por Natália Olliver | 18/09/2023 13:18
Acerola foi mordido, perdeu colar de monitoramento, mas já está recuperado (Foto: Fábio Paschoal)
Acerola foi mordido, perdeu colar de monitoramento, mas já está recuperado (Foto: Fábio Paschoal)

Acerola pode ficar tranquilo, até ano que vem a onça-pintada será “bicho solto no Pantanal”. A ONG (Organização Não Governamental) Onçafari explicou ao Campo Grande News que não pretende recolocar o colar de monitoramento no felino. O macho, batizado inicialmente de Iracelmo, se meteu em uma briga com o novo integrante da Fazenda Caiman, Jafar, e precisou ter o colar de rastreamento retirado. Ele levou uma mordida no pescoço.

Mario Haberfeld, fundador da ONG, ressalta que Acerola já está 100% recuperado e que os veterinários não costumam interferir na vida das onças. “Como nesse caso nós tínhamos colocado o colar para fins de pesquisa, e o mesmo poderia atrapalhar a cicatrização do ferimento, achamos por bem tirar o colar. Não temos campanha de captura planejada mais para esse ano. Talvez ano que vem”.

Ele explica que apesar de o animal não estar mais com o colar, ainda será monitorado pela ONG, já que as onças não costumam se afastar do local onde estão habituadas. “O monitoramento é constantemente, com armadilhas fotográficas e com avistamentos frequentes que temos dele”.

Briga entre felinos resultou em mordida no pesçoco do Acerola (Foto: Fábio Paschoal)
Briga entre felinos resultou em mordida no pesçoco do Acerola (Foto: Fábio Paschoal)

História- Acerola foi adotado simbolicamente pelo atacante da Seleção Brasileira Richarlison de Andrade em 2022, após uma visita do atleta à Fazenda Caiman, meses antes de ir à Copa do Mundo. Na época, ele estava divulgando a camiseta da Seleção para a Copa.

A adoção não significa posse, mas a contribuição com a ONG. Richarlison tem notícias exclusivas sobre o desenvolvimento do animal, assim como acesso às fotos e vídeos regularmente.

Qualquer pessoa pode apadrinhar um animal protegido pelo Onçafari. O valor para adotar uma onça é de R$ 30 mil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias