Capital fecha julho com recorde na temperatura máxima
Considerado o dia mais quente do mês, termômetros marcaram 32,2ºC na quinta-feira (27), informa o Immet
Com média de 29ºC na temperatura, Campo Grande fechou o mês de julho com a máxima 1,7ºC acima do esperado pela previsão, informa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta terça-feira (1º). Segundo o instituto, este foi o mês mais quente do ano até o momento.
De acordo com o boletim divulgado à imprensa, a maior temperatura do mês foi registrada na última quinta-feira (27), quando os termômetros marcaram 32,2ºC. Já a média mínima chega a 16,9ºC, com desvio de 1,6ºC acima do normal. A menor temperatura da Capital foi contabilizada em 14 de julho, com 7,8ºC.
Ainda segundo os dados, a capital sul-mato-grossense registrou precipitação de 4,6 milímetros, caracterizando o período de seca e estiagem. Embora o relatório mensal aponte a falta da chuva, a estação automática localizada na região central indicou excedente hídrico de 250 mm em sete meses, representando 30% acima da média entre janeiro e julho do ano passado.
Previsão da semana - Conforme noticiado, agosto começou com previsão de tempo estável, sol e temperaturas acima dos 30ºC em Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar pode chegar aos 10%, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
A previsão indica que até quinta-feira o sol aparece com variação de nebulosidade devido à atuação da alta pressão, favorecendo o tempo quente e seco. Não há previsão de chuva para esta semana.
A umidade relativa do ar pode chegar aos 10%, índice considerado alarmante para a saúde, enquanto o ideal é considerado 60%, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde). Para minimizar os efeitos do tempo seco, a orientação é ingerir bastante líquido e evitar desgaste físico nos momentos mais quentes do dia.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.