Chuva rápida derruba a temperatura na Capital
Após registrar trovoadas em diversas regiões, termômetros marcam 23,3ºC às 22h
O retorno da pluviosidade derrubou os termômetros de Campo Grande na noite desta sexta-feira (29). Às 22h, a estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 23,3ºC, dez a menos do que marcado 12 horas atrás.
A tendência para os próximos dias é que as temperaturas fiquem oscilando. Devido ao clima quente, há favorecimentos para ventos fortes e trovoadas, conforme explicou a meteorologista Andrea Ramos ao Campo Grande News.
A mudança no clima já era esperada com o término do inverno e o início da primavera. Porém, a mudança que ocorre nos próximos dias tem influência da frente fria que se formou, associada a um ciclone extratropical, no sul do país.
O alívio do "calorão" registrado no início da semana se dá pela formação das pancadas de chuva, que na noite de hoje, acometeu os bairros Jardim São Bento, Tiradentes, Tijuca, Nova Campo Grande, Los Angeles, Vilas Boas, Amambaí, Piratininga, Coophavila, Monte Líbano, Rita Vieira, Itanhangá Park, Centro e região da Avenida Zahran, Jardim Morenão, Pioneiros, Maria Aparecida Pedrossian e redondezas.
O centro de monitoramento alerta que há risco de tempestades com o avanço de uma frente fria oceânica na primeira semana de outubro, considerado um dos meses mais quentes do ano e com maior registro de tempestades severas no Estado.
No entanto, podem ocorrer novos bloqueios atmosféricos, resultando em altas temperaturas e possibilidade de novas ondas de calor, por conta da influência do El Niño.
Para este último sábado (30) de setembro, ar quente e úmido vai favorecer a formação de nuvens carregadas sobre grande parte do Centro-Oeste. Volta a chover em todas as capitais e regiões, com exceção do extremo oeste de Mato Grosso do Sul.
A previsão aponta que 17 municípios da região norte estão sob alerta de tempestades. São eles: Camapuã, Paraíso das Águas, Pedro Gomes e Selvíria. Pode chover entre 25 a 35 milímetros, com ventos de até 55 km/h.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.