ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Com mínimas abaixo de 3ºC, cidades da região sul registram geada negra

A geada negra acontece quando a ação de ventos frios e fortes queima a vegetação e mata as plantas, deixando o caule escuro

Viviane Oliveira | 08/05/2020 08:15
Com mínimas abaixo de 3ºC, cidades da região sul registram geada negra
Por volta das 8h desta manhã, o céu estava azul de brigadeiro na região Central de Rio Brilhante (Foto: Diego Batistoti)

Dois municípios de Mato Grosso do Sul registraram o fenômeno conhecido como geada negra na madrugada desta sexta-feira (8). Em Iguatemi a mínima foi de 1,1°C com sensação térmica de - 4ºC. Já em Rio Brilhante, os termômetros registram 2,9ºC com sensação térmica de -2°C.

Conforme o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio A. Filho, a geada negra acontece quando a vegetação queima por ação de ventos frios, fortes e mata as plantas, deixando o caule escuro. Em Iguatemi, por exemplo, o vento chegou aos 42 km/h, segundo o meteorologista. “Essa situação é muito prejudicial para hortifrúti granjeiro. O preço das hortaliças vai subir”, disse.

Diferente da geada convencional quando o orvalho das plantas congela, no tipo mais raro do fenômeno, a parte interna fica congelada e a planta apresenta um aspecto negro e morre no dia seguinte. As temperaturas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), sobem no decorrer do fim de semana, mas os meteorologistas alertam para outra frente fria para a segunda quinzena de maio.

Com mínimas abaixo de 3ºC, cidades da região sul registram geada negra
Em Ponta Porã, a mínima foi de 7,8ºC com sensação térmica de 4ºC (Foto: Direto das Ruas)


Nos siga no Google Notícias