Dourados tem dia chuvoso após quatro meses de pouca água
De agosto a novembro, chuva ficou abaixo do esperado na região; volume estimado para dezembro é de 177 mm
Esta quarta-feira (4) é de chuva em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Depois de quatro meses de precipitação abaixo do esperado, o dia amanheceu nublado e o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste registrou 15 milímetros de precipitação até 15h30. A chuva é calma, com vento de 5 quilômetros por hora, em média.
O volume médio estimado de chuva para o último mês do ano é de 177 milímetros. Nos três primeiros dias de dezembro, a Embrapa registrou pouco mais de 2 mm. A temperatura, que chegou aos 31,3 graus na hora do almoço caiu para 22,3ºC agora à tarde.
Conforme a Embrapa em novembro foram 109 mm de chuva em Dourados, equivalente a 68% da média histórica de 160 mm. Houve dez dias chuvosos no mês e a maior chuva foi de 40 mm, em 27 de novembro.
Devido ao acúmulo da deficiência hídrica dos solos, causado pelo pequeno volume de chuvas que ocorreu de agosto a outubro, as chuvas de novembro não foram suficientes para elevar os níveis de umidade para as condições ideais, conforme a Embrapa.
As temperaturas altas de outubro, o mais quente na região sul de Mato Grosso do sul em 41 anos, continuaram em novembro. Como consequência, a temperatura média atingiu 27,1 °C, quase dois graus e meio superior à média histórica de 24,7 °C.