ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Fiscais encontram agrotóxicos vencidos em matagal e multam arrendatário

Produtos estavam vencidos e foram descartados na mata

Ana Beatriz Rodrigues | 07/11/2020 16:02
Fiscais encontram agrotóxicos vencidos em matagal e multam arrendatário
Local onde o galões de agrotóxico foi encotrado. (Foto:Divulgação/PMA)

Durante uma fiscalização ambiental em uma fazenda no município de Rio Brilhante, cidade que fica a 163 km da Capital, os  policiais militares ambientais de Dourados localizaram no inicio da manhã deste sábado (7)  agrotóxicos que eram armazenados de forma irregular.

Os policiais receberam denúncia do descarte ilegal do resíduo perigoso e estiveram na fazenda, onde foram encontrados 570 litros de agrotóxicos em 62 tambores plásticos, com riscos de contaminação do solo, pessoas e animais.

Os produtos estavam vencidos e foram descartados na mata há algum tempo, conforme indicava o estado das embalagens. Havia livre acesso de pessoas e animais ao local, com riscos de contaminação, inclusive do solo, logo que as embalagens fossem destruídas pelas intempéries. A destinação dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.

O responsável, um arrendatário da fazenda, de 74 anos, residente em Dourados, foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos produtos e resíduos perigosos, conforme determina a legislação. A PMA também informou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 50 mil.

O autuado também poderá responder por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 de: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.  A pena para o crime é de um a quatro anos de reclusão.

Nos siga no Google Notícias