Fogo volta ao Pantanal e brigadistas combatem incêndio em Maracangalha
Equipes seguem na região em alerta devido a condição meterológica que favorece novos incêndios
Com novos focos ativos na região do Maracangalha, no Pantanal, equipes de brigadistas do Prevfogo, Ibama e Corpo de Bombeiros se mobilizaram para combater o surgimento de incêndios de grande proporção. No local também permanecem equipes da Força Nacional e Forças Armadas.
Ontem (11), os bombeiros anunciaram a redução significativa dos incêndios na região, mas garantiram que as tropas estão em prontidão para combater incêndios já que na próxima semana as condições climáticas estão favoráveis para ocorrências de mais incêndios no bioma.
A previsão meteorológica é que a temperatura ultrapasse 30ºC na próxima semana. Além disso também é previsto queda na umidade relativa do ar e aumento na velocidade dos ventos. Ambas as condições favorecem a propagação das chamas.
Área queimada - De janeiro a julho de 2024, 594 mil hectares foram queimados no Pantanal sul-mato-grossense. O número corresponde a 6% do total de 9 milhões de hectares da região pantaneira no Estado. Comparada a estatística de 2020 no mesmo período, o aumento chega a 159%.
Os números são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Os focos de calor detectados via satélite chegam a 3.098 de janeiro até 9 de julho, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais). Aumento de 46,8% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve 2.111 registros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.