Fotógrafo registra ariranha durante "café da manhã" no Pantanal
Animal se alimentava de peixe enquanto nadava; espécie é considerada útil para equilíbrio do bioma pantaneiro
Vídeo registrado pelo fotógrafo Cassiano "Zapa" Zaniboni e divulgado em suas redes sociais exibe uma ariranha durante sua alimentação em rio na região do Pantanal, bioma presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O animal aparece se alimentando de um peixe enquanto nada. “Uma ariranha tomando café da manhã ‘na correria’ no Pantanal. Nós fomos extremamente sortudos em assistir uma família desses animais magníficos caçando por quase uma hora! Um dos vários registros da nossa viagem ao Pantanal brasileiro”, escreveu Zaniboni.
“Esses animais encantadores são essenciais para a saúde dos ecossistemas aquáticos, atuando como predadores naturais e ajudando a manter o equilíbrio da vida selvagem”, publicou a página “Pantanal Oficial” a respeito dessas imagens.
Conhecida como onça-d'água ou lontra-gigante, a ariranha é um mamífero mustelídeo característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul, podendo alcançar até 1,7 metro. A espécie foi classificada com “risco de extinção”, devido a fatores como desmatamento e poluição de rios.