Governo do Estado acata pedido de suspensão de desmatamento em Rio Verde
O Imasul, a Prefeitura de Rio Verde e a Promotoria do Estado farão uma nova analise da área
O Governo do Estado acatou o pedido da Prefeitura de Rio Verde, cidade a 207 de Campo Grande, e suspendeu o desmatamento de uma área de 140 hectares de mata nativa. Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Rio Verde pediu a suspensão via ofício. Uma nova análise da área será realizada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a Prefeitura de Rio Verde e a PGE (Procuradoria Geral do Estado).
A licença que autoriza o desmatamento da área que seria usada para plantação, ficou em análise no Imasul por cerca de um ano, segundo o governo. A Secretaria de Meio Ambiente do município recebeu o documento do Instituto e também permitiu a supressão vegetal.
De acordo com o Resumo Executivo do Plano de Manejo, a APA (Área de Proteção Ambiental) Municipal Sete Quedas do Rio Verde “foi criada através de Decreto Municipal n° 800 de 18 de abril de 2005, com o objetivo de promover a proteção da paisagem de grande valor natural e cênico, a bacia hidrográfica do rio Verde e sua diversidade”.
Desmatamento - Uma filmagem feita no último sábado (13) mostra que 80 hectares da área, que fica a cerca de 50 metros do Rio Verde, já haviam sido derrubados. Proprietários de sítios da região se mobilizaram para tentar interromper a ação. Para o proprietário de um sítio na região rural de Rio Verde, Gilmar Mello, “os documentos da APA não permitem nenhuma atividade agropecuária. Essa licença jamais poderia ter saído”.