Governo pede aeronaves das Forças Armadas para ajudar no combate as queimadas
Reunião entre representantes das Forças Armadas e Corpo de Bombeiros ocorreu nesta quinta-feira
O governo do Estado pediu nesta quinta-feira (23) apoio das Forças Armadas para combater as queimadas no Pantanal, como a utilização de helicópteros para facilitar no deslocamento de militares.
O tempo seco e as altas temperaturas estão contribuído para o avanço das chamas na vegetação. Segundo o site Diário Corumbaense, são cerca de 34 mil hectares tomados pelo fogo.
A reunião contou com representantes do Corpo de Bombeiros, CMO (Comando Militar do Oeste) e Centro de Proteção Ambiental.
O fogo consome a vegetação em alguns pontos considerados críticos, como Porto da Manga, Rabicho, Codrasa/Baía Negra, Codrasa, Itajiloma/Baía do Tuiuiú, Maracangalha, Fazenda Califórnia e Escola Jatobazinho.
Na quarta-feira, militares dos bombeiros e brigadistas do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), área localizada a cerca de 20 km de Corumbá, distantes 419 km de Campo Grande. O trajeto tem sido feito em embarcações, limitação o campo de atuação.
Corumbá registra até esta quinta-feira 2.423 focos de calor no ano, primeiro lugar do Brasil, sendo 3.623 em Mato Grosso do Sul. Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).