ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 35º

Meio Ambiente

Grupo resgata segunda onça-pintada ferida por incêndios no Pantanal

Animal é o segundo resgatado no bioma pantaneiro; felino foi achado no Passo do Lontra

Por Natália Olliver | 18/08/2024 15:31

O Gretap (Grupo de Resgate de Animais de Mato Grosso do Sul) salvou mais uma onça-pintada ferida após incêndios no Pantanal. O felino foi localizado com as patas feridas no Passo do Lontra, próximo de Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. O registro foi feito neste sábado (17). Essa é a segunda resgatada em dois dias no bioma.

Conforme a equipe operacional, o animal foi sedado e está sendo encaminhado para o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), neste domingo (18). “Desejamos que o mais breve possível, ele se recupere e volte ao seu habitat saudável.

A primeira onça-pintada salva no Pantanal foi chamada de Miranda, por ter sido encontrada próximo ao Rio. Desde quinta-feira (15) ela recebe cuidados no Hospital Veterinário “Ayty”, que fica no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), da Capital.

No sábado, durante a limpeza das queimaduras, médicos veterinários fizeram um check-up no animal e coletaram material para análise. Ultrassom e exame de raio-x também foram feitos. Além das onças, um veado também foi salvo da área atingida pelo fogo pela equipe do Gretap.

Despedida de Gaia - No dia 10 de agosto as queimadas que atingem o Pantanal sul-mato-grossense fizeram mais uma vítima, a onça-pintada “Gaia”, que vivia na região da fazenda Caiman, em Miranda, a 208 quilômetros de Campo Grande. A morte da felina foi confirmada pelas redes sociais do Onçafari que é responsável por monitorar a espécie no Estado e também em Mato Grosso.

“É com grande tristeza que nos despedimos da Gaia, uma das onças monitoradas pelo Onçafari, conhecida pela equipe desde o nascimento. Infelizmente, o fogo interrompeu essa linda jornada e é impossível não sentir profundamente a sua perda”, diz trecho da publicação.

Gaia nasceu em 2013 e é filha da “Esperança” que é mais uma onça que foi cuidada pelo Onçafari. Gaia é trigêmeo e gerou pelo menos quatro filhotes. “Foi uma mãe incrível, uma avó incrível, ela deslumbrou centenas de hóspedes que visitaram a gente”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias