Iagro confirma caso de doença que afeta crias de abelhas em Amambai
A confirmação da CPE aconteceu após um produtor rural, em Amambai relatar a situação em seu apiário
A IAgro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) confirmou na sexta-feira (29) o primeiro caso de CPE (Cria Pútrida Europeia). Essa enfermidade, causada pela bactéria Melissococcus plutonius, afeta as crias de abelhas da espécie Apis mellífera.
A confirmação da CPE aconteceu após um produtor rural, em Amambai, distante a 360 km de Campo Grande, relatar a situação em seu apiário. A análise laboratorial revelou a presença da bactéria Melissococcus plutonius, consolidando o diagnóstico da doença. A CPE, também conhecida como "Loque Europeia," é considerada de notificação obrigatória, devido ao seu potencial impacto na saúde das abelhas e na produção de mel.
A Cria Pútrida Europeia afeta as larvas das abelhas, levando à sua morte prematura. Os principais sintomas incluem mudanças na coloração e aspecto irregular das larvas, bem como opérculos (tampas das células) escurecidos, afundados e/ou perfurados nos favos.
Diante da situação, a Iagro está orientando os produtores a manterem seus apiários/meliponários registrados e a notificarem imediatamente qualquer suspeita ou ocorrência da doença. A tomada de medidas preventivas e de controle é fundamental para minimizar o impacto da CPE, preservando a saúde das abelhas e a produção de mel na região.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.