ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Pelo Dia do Meio Ambiente, obras em parque da Capital serão inauguradas

Durante evento público, Governo também irá divulgar metas de sustentabilidade para MS

Mylena Fraiha | 02/06/2023 12:32
Fachada do Parque Estadual Matas do Segredo (Foto: Divulgação)
Fachada do Parque Estadual Matas do Segredo (Foto: Divulgação)

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, na segunda-feira (5), o Governo irá entregar obras de reformas no Parque Estadual das Matas do Segredo, no bairro Jardim Presidente, em Campo Grande. A obra, que custou 2,1 milhões, trouxe melhoria das estruturas de atendimento aos visitantes, a construção de uma quadra de esportes, bem como a criação de um deck e ponte pênsil na área de nascentes.

Na tarde da segunda-feira (5), que coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, também será realizado o Workshop "Prevenção e Combate a Incêndios Florestais", com a participação da oficial chefe do Serviço Florestal dos Estados Unidos, Dawn Sanchez. A transmissão do evento vai acontecer por meio da plataforma Zoom.

Durante o workshop, também será assinado o Termo de Referência do MIF (Manejo Integrado do Fogo) e concedida a primeira autorização para a adoção dessa técnica de controle e prevenção de incêndios em Mato Grosso do Sul.

Já na terça-feira (6), os eventos serão concentrados no auditório do Bioparque Pantanal, onde haverá anúncio oficial de iniciativas do Governo focadas na área ambiental. Entre eles está o Projeto Sementes do Taquari, que tem como objetivo reflorestar uma área de 1.800 hectares de solo degradado nas cabeceiras do rio Taquari, na região Norte do Estado.

Com um investimento de R$ 5 milhões, o projeto prevê o plantio de 2 milhões de árvores, tornando-se o maior projeto de recuperação ambiental em unidade de conservação do Brasil. A iniciativa conta com a parceria de empresas privadas que apoiam a causa ambiental.

Além disso, serão lançados o Monitor de Geração de Alertas de Desmatamento Ilegal e o Sistema de Certificação Ambiental. Esses programas permitirão ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) monitorar, por meio de imagens de satélite, a situação das áreas florestais remanescentes e o cumprimento das normas relacionadas à supressão vegetal.

Durante o evento, também serão anunciados o Programa Estadual de Sanidade Florestal e um novo modelo de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), com o objetivo de conservar a água e o solo na região de Bonito. Também será formalizada a resolução que estabelece os critérios para a elaboração do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa, que servirá como diretriz para o licenciamento ambiental de empreendimentos futuros.

Investimentos - Além dos anúncios, serão divulgados dois investimentos que totalizam cerca de R$ 6 milhões. O primeiro é a reforma da sede do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que incluirá a construção de um novo galpão de maquinário, a revitalização da base de apoio da Polícia Militar Ambiental, além de melhorias nas instalações administrativas e hidráulicas.

O segundo investimento será na reforma da sede do Imasul, que englobará a ampliação para a construção de uma nova Central de Atendimento, uma sala para Tecnologia de Inovação, reformas gerais e cercamento total.

Outro anúncio importante é a realização de um concurso público para seleção de pessoal do Imasul, o primeiro desde 2006. O objetivo é reforçar a equipe de profissionais dedicados à gestão ambiental, promovendo a eficiência e o aprimoramento das ações desenvolvidas pelo órgão.

Nos siga no Google Notícias