ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Pelos segundo dia, onda de calor faz termômetros marcarem 42,6ºC em MS

Porto Murtinho foi o município mais quente desta terça-feira (26), de acordo com o Inmet

Por Gustavo Bonotto | 26/09/2023 20:52
Vista aérea de Porto Murtinho, município a 439 quilômetros de Campo Grande. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)
Vista aérea de Porto Murtinho, município a 439 quilômetros de Campo Grande. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)

Mais uma vez, 13 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas máximas acima de 40ºC nesta terça-feira (26), de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Pelo segundo dia consecutivo, Porto Murtinho foi a cidade mais quente do dia, ao registrar 42,6ºC nos termômetros da estação meteorológica situada a 439 quilômetros da Capital. Segundo o relatório, Água Clara (41,9ºC), Três Lagoas (41,4º), Paranaíba (41,1º), Corumbá (41º), Coxim (40,5º), Fátima do Sul (40,3º), Miranda (40,2º), Nova Andradina (40,1º), Santa Rita do Pardo (40º) e Bataguassu (40º) compõem a lista dos locais mais quentes do estado.

Conforme noticiado, a onda de calor que passou pelo estado se encerra hoje. O fenômeno deixou 57 municípios com estado e risco de baixa unidade, variando entre 12% e 20%, quando o indicado para saúde humana é de 60%.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Segundo a meteorologia, o Brasil passou por onda histórica de calor, por conta dos reflexos causados pelo fenômeno El Niño. Ele provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e impede a chegada de frentes frias no país.

Para evitar ataques à saúde, a Defesa Civil mantém as orientações para evitar exposição direta ao sol entre as 10h e 15h. Recomenda o uso de chapéus e óculos escuros, além de roupas soltas e aplicação do protetor solar. A hidratação também será fundamental nos próximos dias.

A atenção deve ser redobrada com recém-nascidos, crianças, idosos e acamados. É preciso estar sempre oferecendo água, até se não tiver sede. Além disso, conforme a Defesa Civil, as refeições devem ser leves, com pouco condimentos e mais frequentes.


Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias