Poda de árvores ganha nova utilidade ao ser transformada em adubo orgânico
Parceria entre setor público e privado dará 1.000 kg de matéria biológica por mês para secretarias
Restos de galhos terão nova utilidade na capital sul-mato-grossense. Agora, as podas serão transformadas em adubo orgânico e doadas à Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). Ao todo, serão 1.000 kg de matéria biológica por mês destinados às secretarias. O recurso é fruto de parceria do setor público com o privado.
Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura de Campo Grande doou para a empresa Organoeste um triturador de galhos, que será usado em uma das fases do processo de produção de adubo orgânico. Em contrapartida, a empresa vai doar mensalmente os produtos.
Domingos Sahib Neto, o titular da Sisep, disse que a ação resulta em benefícios também para o meio ambiente. “Esse equipamento vai trazer celeridade no processo da empresa e trazer sustentabilidade no processo da poda e capina em nossa Capital”.
O biólogo da Semadur, Ricardo Lima de Menezes ressaltou que além da destinação correta dos galhos e outros resíduos como capim, a iniciativa vai reduzir o volume de matéria-prima descartada.
Diego Souza Lima, gerente de sustentabilidade da terceirizada, explica que o resíduo que seria um passivo ambiental, através da compostagem vai ser reinserido na cadeia produtiva como adubo, contribuindo assim para uma agricultura sustentável.
"Hoje, temos capacidade de produzir cerca de 800 toneladas por mês de adubo orgânico e esse equipamento vai facilitar o nosso trabalho. Vamos conseguir pegar galhos com uma bitola maior e assim, absorver bastante massa verde, o que também contribui para a relação entre emissão e absorção entre carbono e nitrogênio, uma ação de sustentabilidade.”
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.