ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Porto Murtinho volta a aparecer no ranking de cidades mais quentes

Na tarde desta quinta (11), termômetros do Inmet registraram máximas de 38,5°C no município pantaneiro

Por Gustavo Bonotto | 11/01/2024 23:18
Porto Murtinho volta a aparecer no ranking de cidades mais quentes
Sol entre nuvens no céu. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A história se repetiu: Mato Grosso do Sul figurou no pódio das cidades mais quentes do dia. Levantamento diário do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que agrupa os municípios com maiores temperaturas máximas registradas, incluiu Porto Murtinho no pódio desta quinta-feira (11).

A cidade pantaneira situada a 439 quilômetros de Campo Grande ficou em terceiro lugar, ao registrar pico de 38,5°C às 14h. Niterói (RJ) liderou o estudo, ao marcar 38,9°C. Duque de Caxias (RJ) manteve o índice carioca. Seropédica (RS), com 38,5°C, Iguapé (SP), com 37,8°C, e Registro (SP), com 37,8°C, complementam a análise do instituto.

O prefeito da cidade que faz fronteira com o Paraguai, Nelson Cintra (PSDB), adotou medida de molhar as ruas com uso de caminhão-pipa para minimizar o "calorão". (Veja o vídeo abaixo)

“Esse vídeo foi hoje de manhã. Está tão quente que a sensação é de uns 45°C. A gente decidiu passar nas ruas jogando água para dar uma refrescada e diminuir a poeira. As crianças e os cachorros saem correndo atrás como se fossem tomar banho de chuva”, disse.

Previsão - Mato Grosso do Sul, no entanto, segue sob alerta de dois avisos meteorológicos: tempestades e chuvas intensas, com previsão de precipitação entre 20 a 100 milímetros e ventos intensos de 40 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As instabilidades são resultado do intenso transporte de calor e umidade, aliados à aproximação de uma frente fria. O aquecimento diurno e a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de nuvens, informou o boletim técnico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias