Secretário anuncia reabertura de parque e concurso com 99 vagas
Parque Matas do Segredo abriga 33 nascentes em 177,8 hectares e foi reaberto à população em geral
A partir de amanhã (6), o Parque Estadual das Matas do Segredo será reaberto à visitação, recebendo a população em geral. Desde que foi criado, em 2000, a entrada era restrita a pesquisadores, praticantes de avistamento de aves e integrantes do Projeto Florestinha.
O anúncio foi feito hoje, durante entrega da reforma das estruturas de atendimento a visitantes e do Projeto Florestinha. Além da reabertura do local, também foi divulgado que será realizado concurso com 99 vagas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
A reforma faz parte de série de eventos do governo em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje, foi entrega da quadra de esportes, deck e ponte pênsil na área de nascentes, além de melhorias nas instalações elétricas, hidráulica e pintura, trabalho orçado em R$ 2,1 milhões. As obras fazem parte de contrato com a Suzano, como compensação ambiental pela construção de fábrica em Ribas do Rio Pardo.
O titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e o diretor-presidente do Imasul, André Borges, participaram do evento, com caminhada de 1,5 km pelas passarelas das 33 nascentes que formam o Córrego Segredo, em área de 177,88 hectares. As águas desembocam na Bacia do Prata, no Uruguai.
“Abrir para população é importante para conscientização, o mundo inteiro discute meio ambiente”, avaliou Verruck.
Além do passeio, também foi realizada apresentação de teatro de fantoches. Um dos participantes foi João Victor Garcia Martins, 14 anos, o mais antigo integrante do Projeto Florestinha. “Combater os crimes ambientais precisa começar com crianças para poupar os esforços que teriam com os crimes futuros”, avaliou.
Concurso – Sem detalhar, Verruck disse que amanhã o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), irá assinar abertura de concurso com 99 vagas para o Imasul. Segundo ele, a ação tem como objetivo aumento da fiscalização e fortalecer gestão ambiental em MS.
Parque – A visitação ampla está aberta a partir de amanhã, com 3 grupos de até 15 pessoas. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12; à tarde, das 13h às 16h. Para agendar, é necessário ligar no 3351-9549.
O parque fica na Rua Josefina Mingarelli, sem número.
Confira a galeria de imagens: