Temperatura cai no Estado e poderá gear na região sul na quinta-feira
Chegada de uma frente fria pode até mesmo trazer chuvas a algumas localidades nesta semana em MS
A frente fria que está prevista para chegar ao Estado na quinta-feira deve provocar geadas em algumas áreas da região sul de Mato Grosso do Sul. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que aponta para a queda de temperaturas em todo o país após a passagem do sistema pela região sul. A previsão é de que as temperaturas variem de 12º C a 18ºC. O frio pode afetar a safrinha de milho que tem mais de 1,97 milhão de hectares cultivados em MS neste ano.
Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, a frente fria deve avançar para as demais regiões atingindo também pontos do Centro-Oeste, Sudeste e até do Nordeste. "Essa é a primeira massa de ar frio que avança pelo centro do continente, chegando realmente na região norte, causando quedas nas temperaturas", destaca.
As chuvas também podem atingir parte do Mato Grosso do Sul a partir de quarta-feira (6), formando um novo corredor de chuvas em o Paraná e Mato Grosso do Sul, com chuvas de até 50 milímetros nas duas áreas. "Até quarta-feira essa chuva vai avançar e chegar na região central, Paraná e São Paulo até o final do dia", destaca. Os modelos apontam também chuvas para áreas de Minas Gerais.
Após a passagem da frente fria, a partir do dia 7, uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas na região sul do país. De acordo com o Inmet, para o Rio Grande do Sul são previstas temperaturas minímas entre 2 e 4 graus em todo o estado. Em Santa Catarina as temperaturas minímas devem ficar entre 4 e 6ºC. As mesmas condições são esperadas para o Centro-Sul do Paraná. A tendência é que as temperaturas fiquem mais baixas também no Mato Grosso do Sul e São Paulo, com temperaturas previstas entre 12 e 18 graus nos dois estados.