Trabalhadores encontram filhote de onça em plantação de cana-de-açúcar
Influenciadora postou vídeo nas redes sociais e afirmou que apenas retirou animal para não ser atropelado
Trabalhadores de uma usina sucroenergética em Vicentina, a 248 quilômetros de Campo Grande, foram surpreendidos por um filhote de onça durante a colheita em uma plantação de cana-de-açúcar. A cena foi gravada e divulgada pela tratorista e influenciadora Edijane Rosa em uma rede social na segunda-feira (18).
Na gravação, a influenciadora desce do trator e diz que não acreditava no que haviam encontrado e que ela nunca havia visto na vida. Ela caminha até a frente de outra máquina agrícola onde estão alguns colegas. Um deles faz carinho no filhote e em seguida Edijane também se aproxima e acaricia o animal.
“Rapaz, a mãe dela não tá por aqui não gente?”, diz a influenciadora. Em seguida, eles dão água para a onça em uma garrafa e o vídeo termina com a mulher fazendo carinho no animal e perguntando se seus seguidores já viram um filhote desses em algum canavial.
Em outro vídeo, Edijane afirma que eles retiraram o animal do local porque precisam terminar o trabalho e evitaram que a máquina passasse por cima dela. “Deixamos ela em um lugar para que a mamãe a encontrasse. Se os meninos ver que a mamãe não voltou, vão ligar para buscar ela. Mas nós não judiamos de ninguém. Fiz o videozinho ali na hora e ela tá lá no habitat dela, sã e salva”, explicou a influenciadora.
Ao Campo Grande News, a PMA (Polícia Militar Ambiental) informou que não foi acionada, apenas recebeu o vídeo e que nesses casos é preciso manter distância do animal, já que a proximidade pode oferecer riscos.
“Em se tratando de filhotes de felinos e carnívoros, a mãe pode estar próxima e ter ido apenas caçar. Então essa aproximação não é indicada. A pessoa deve buscar a Polícia Militar Ambiental para circunstâncias a orientação é diferente. Estamos entrando em contato com ela para saber o que foi feito com o animal”, explicou a capitã Tamara de Brito Moura.
Sobre ser uma onça-pintada, a capitã pontuou ainda que apenas pelo vídeo não é possível ter certeza, já que filhotes de onças-pardas também tem a pelagem com pintas. “Até pela região que diz ser o vídeo é mais fácil ser onça-parda do que pintada, mas só pela imagem é difícil falar”, disse a capitã.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.