Akira Otsubo assume amanhã vaga de Giroto na Câmara Federal
Primeiro suplente do PMDB de Mato Grosso do Sul na Câmara Federal, o ex-deputado estadual Akira Otsubo assume amanhã, durante a sessão, o mandato de deputado federal, em substituição a Edson Giroto, que se licenciou para voltar a comanda a Secretaria de Obras do Estado, a pedido do governador André Puccinelli.
Akira Otsubo tem longa folha de serviços parlamentares, já tendo exercido 10 mandatos, três como vereador em Três Lagoas e sete como deputado estadual. Na eleição de 2010 não conseguiu ficar entre os oito deputados federais eleitos e ficou como 1º suplente do PMDB, tendo obtido 49.964 votos.
Ontem, Akira já estava no gabinete de Giroto, na Câmara Federal, que passará a ser o seu a partir de amanhã. “Eu cheguei hoje e estou muito satisfeito com o pessoal da assessoria”, afirmou ele.
Questionado sobre as prioridades para o novo mandato parlamentar, Akira disse que ainda precisará de um tempo para defini-las. Adiantou, porém, que sua atuação sempre foi marcada pelo atendimento a prefeitos e vereadores. “E tem muitos trabalhos do Giroto que vamos dar sequência”, informou ele, relevando que o primeiro compromisso seria esta noite, junto com Giroto, numa reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Amanhã, após assumir o cargo de deputado federal, Akira vai ter reunião com líder da bancada do PMDB na Câmara, a fim de discutir participação nas comissões permanentes da Casa.