ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 31º

Política

Alems lança plataforma de emendas que terá acompanhamento em tempo real

O novo sistema trará mais agilidade e transparência nos trâmites

Por Jackeline Oliveira | 08/02/2024 12:01


Chefes de gabinetes, assessores parlamentares e servidores da Alems durante apresentação da nova plataforma de emendas (Foto: Jackeline Oliveira)
Chefes de gabinetes, assessores parlamentares e servidores da Alems durante apresentação da nova plataforma de emendas (Foto: Jackeline Oliveira)

Uma plataforma que concentrará em um único sistema a tramitação das emendas parlamentares foi lançada nesta quinta-feira (8) na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Além disso, foi anunciada a mudança de valor de emendas, agora cada parlamentar receberá R$ 3 milhões do Governo do Estado.

O secretário-adjunto da Casa Civil, João César Mattogrosso, esteve na Alems apresentando a nova plataforma que trata sobre os prazos para pagamento das emendas.

João César Mattogrosso, secretário-adjunto da Casa Civil durante coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa (Foto: Jackeline Oliveira)
João César Mattogrosso, secretário-adjunto da Casa Civil durante coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa (Foto: Jackeline Oliveira)

“Além do novo valor das emendas , o mais importante é a questão dos prazos, por se tratar de um ano eleitoral, então é uma força-tarefa, dos parlamentares e toda a sua assessoria, mas também principalmente do Governo do Estado, para que a gente possa estar analisando dentro dos prazos apresentados para a assessoria, para os parlamentares, previamente todas as instituições, todos os municípios, os planos de trabalho, porque a gente precisa efetuar esse pagamento até o dia 6 de julho, se não tiver tudo certo não acontece o pagamento, daí ficará após o período eleitoral”, explicou João César.

Para o presidente da Casa de Leis o novo sistema mostra a importância da informatização e digitalização do serviço para dar celeridade e transparência nos recursos às entidades.

“As mudanças já passam a valer às emendas que serão indicadas pelos deputados neste ano de 2024. É importante esclarecer à população que as emendas são recursos que os deputados indicam às entidades sociais, hospitais ou municípios, para que possam fazer investimentos em políticas públicas”, diz Gerson.

O presidente disse ainda que em razão do ano eleitoral os trâmites devem acontecer com mais agilidade e mais transparência. “A novidade é que as emendas poderão ser acompanhadas em tempo real. Esperamos que até o fim do mês de junho os recursos estejam empenhados”, salientou.

Ao todo, os deputados terão R$ 72 milhões em recursos, as emendas devem contemplar ações nas áreas de Saúde (60%), Assistência Social, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias