ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Após juramento, Riedel vai empossar 1º escalão no Rubens Gil de Camillo

Posse dos secretários ocorre logo depois de o tucano ser sacramentado no cargo

Jéssica Benitez | 28/12/2022 15:35
Governador eleito toma posse e empossa secretários (Foto Alex Machado/Arquivo)
Governador eleito toma posse e empossa secretários (Foto Alex Machado/Arquivo)

Além da posse do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o dia 1° de janeiro de 2023 também será de movimentação regional. Isso porque o governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), também será empossado e fará o mesmo com o secretariado que comandará o primeiro escalão.

A faixa de chefe do Executivo será passada do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a Riedel em cerimônia na Assembleia Legislativa às 15h do próximo domingo (1°). O vice-governador eleito, José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, também toma posse do cargo ao qual foi eleito na chapa tucana.

Como ainda é deputado estadual, tendo em vista que os mandatos dos legisladores só termina em fevereiro, sua suplente, Dione Hashioka (PSDB), toma posse para assumir cadeira por um mês.

A sessão especial ocorre no Palácio Guaicurus e deve ser comandada pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual reeleito Paulo Corrêa (PSDB). Na ocasião ele recebe os diplomas dos eleitos conferidos pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) no último dia 16, e o governador faz juramento já previsto no rito.

"Prometo desempenhar leal e honradamente as funções do cargo de governador do estado de Mato Grosso do Sul, mantendo, defendendo e cumprindo a Constituição Federal e a do Estado, observando as leis, promovendo o bem geral do povo sul–mato–grossense e sustentando a união, a integridade e a independência do Brasil", diz o discurso.

Mais posse – Finalizada a solenidade, governador e vice seguem para o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, onde empossam os secretários de primeiro escalão. Riedel terminou a escalação nesta terça-feira (27), quando revelou os últimos quatro nomes. O anúncio do secretariado foi feito em partes e os presidentes, fundações, subsecretarias e autarquias ainda estão sob sigilo e devem ser revelados na próxima semana.

Legislativo – Os 24 deputados estaduais que comporão a próxima legislatura tomam posse no dia 1° de fevereiro às 9h. Depois ocorre a eleição da mesa diretora, sendo presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º e 3º secretários. No dia seguinte será a primeira sessão ordinária.

Pouco antes, Riedel passará em revista à tropa formada pela Polícia Militar na rampa que dá acesso à Assembleia. Autoridades hastearão as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. Durante a Sessão Solene de Abertura do ano legislativo, haverá a leitura da mensagem anual do governador aos parlamentares estaduais e aos sul-mato-grossenses. Todos os eventos citados serão transmitidos via Youtube.

Nos siga no Google Notícias