Bernal pede emendas a bancada federal e vai priorizar Hospital Municipal
O prefeito Alcides Bernal (PP) foi a Brasília (DF) para pedir o apoio da bancada federal a inclusão de emendas no Orçamento da União par 2014. A principal prioridade será a construção do Hospital Municipal de Campo Grande.
Ele também entregou ofícios, requisitando a indicação de emendas a diversos setores da Capital, para serem incluídas no orçamento geral da União em 2014, mas não divulgou os valores.
O secretário de Infraestrutura, Semy Ferraz, que acompanhou o prefeito durante a viagem, destacou que o pedido a bancada federal foi para indicar emendas em áreas como saúde, educação, infraestrutura e mobilidade, além de empenhar o valor em relação ao Hospital Municipal.
“Já existe uma emenda do senador Delcídio do Amaral (PT) de R$ 40 milhões para iniciar a obra (hospital), que está avaliada em R$ 112 milhões, resta agora o recurso ser empenhado ainda este ano, para que seja liberada em 2014”, destacou o secretário.
O prefeito percorreu o Congresso e protocolou em todos os gabinetes da bancada federal de Mato Grosso do Sul, ofícios solicitando emendas de diversas áreas.
“Recebemos o prefeito com sua comitiva que pediu a indicação de emendas para Capital em diversas áreas diferentes, o prazo vence na semana que vem, vamos estudar para ajudar a cidade”, destacou o deputado federal Vander Loubet (PT).
A assessoria do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) também confirmou a presença do prefeito e destacou que os ofícios foram deixados para análise do democrata. O deputado não recebeu o prefeito ontem, pois já havia embarcado para Campo Grande.
O deputado Geraldo Resende (PMDB) ressaltou que conversou rapidamente com o prefeito e sua equipe ficou de marcar uma pauta para que ele apresente os projetos da Capital. “Vamos ajudar assim como fazemos a todo Estado, seja nas emendas ou na articulação dos projetos junto aos ministérios”, destacou ele.
Já o deputado Antônio Carlos Biffi (PT) ressaltou que o prefeito teve “agenda cheia” em Brasília e que apesar das disputas políticas na Capital, a bancada federal tende a trabalhar unida para liberar emendas à Capital. “São recursos que podem ajudar nas escolas, infraestrutura e saúde, vamos cooperar”, disse.
Solicitação – Além de visitar a bancada federal e participar da 5ª Conferência Nacional das Cidades, o prefeito participou de reunião com o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, para discutir soluções da obra do Complexo Bálsamo, na Capital.
“Nós pedimos a autorização para fazer um ramal por baixo do córrego, já que o local está com erosão e com risco de desabamento, a tubulação não atende o volume de água, o que pode atingir 150 famílias”, destacou Ferraz.
Semy ainda apontou que perto do local, no bairro Nossão Senhora das Graças, funciona as atividades do CICA (Centro de Integração da Criança e do Adolescente). “Pode acontecer uma tragédia, por isso estamos correndo atrás desta autorização”, alertou.
Vander Loubet, que acompanhou a comitiva do prefeito, destacou que o presidente da entidade ficou de avaliar o projeto e dar os devidos encaminhamentos.
“Esperamos uma resposta rápida, pois se acontecer algum problema maior, eles vão assumir a responsabilidade”, ressaltou Semy Ferraz.