ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara aprova inclusão do nome de Ueze Zahran ao aeroporto da Capital

Projeto de Nelsinho Trad homenageia empresário morto em 2018; terminal quase teve nome de herói

Adriel Mattos | 28/09/2021 17:26
Sessões da Câmara seguem em sistema remoto devido à pandemia. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Sessões da Câmara seguem em sistema remoto devido à pandemia. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou na sessão desta terça-feira (28) projeto de lei que denomina o Aeroporto Internacional de Campo Grande de Ueze Elias Zahran. A matéria é de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

O empresário faleceu aos 94 anos em 2018. Ao longo de sua carreira, formou o Grupo Zahran, que incluiu empreendimentos nas áreas de telecomunicações, agronegócios, energia, comércio, indústria, alimentação e cultura.

Relator da proposta na Câmara, o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) lembrou que Zahran “sempre teve como princípio oferecer qualidade de vida a seus trabalhadores, principalmente aqueles que não tiveram oportunidades de estudo, criando programa de bolsas de estudo e oferecendo cursos de língua estrangeira, de graduação e pós-graduação e educação infantil para os filhos dos funcionários”.

O Senado já havia aprovado o texto em agosto. Esta foi a segunda tentativa em nomear o terminal. Em 2002, a então deputada federal Marisa Serrano (PSDB) tentou homenagear o tenente e herói de guerra Antônio João - o mesmo que é citado no hino do Estado - adicionando seu nome ao aeroporto. Contudo, o projeto empacou e foi arquivado pelo parlamento nacional no fim do mandato.

Empresário fundou a TV Morena e a Copagaz. (Foto: Arquivo)
Empresário fundou a TV Morena e a Copagaz. (Foto: Arquivo)

Biografia - Filho de imigrantes libaneses, dona Laila e seu Elias Zahran, Ueze começou a dar os primeiros passos na padaria da família. Após investir no ramo de alimentação, ele fundou a Copagaz, distribuidora de gás de cozinha que está na maioria dos estados brasileiros.

Dez anos depois, o empresário apostou em outro setor e fundou a TV Morena, atual afiliada da Rede Globo no Estado. Já em 1967, criou a TV Centro América, em Cuiabá (MT).

Em 1998, criou a Fundação Ueze Elias Zahran, uma instituição sem fins lucrativos, para exercer ações complementares ao Poder Público, promovendo e apoiando projetos educativos, culturais, ambientais entre outros, com objetivo de minimizar as desigualdades sociais.

Em 2012 sua trajetória de vida foi samba enredo da escola de samba Igrejinha. Três anos depois, o empresário também recebeu o título de guardião de desenvolvimento do milênio, que foi entregue pela representante da ONU (Organização das Nações Unidas).

Nos siga no Google Notícias