Campo Grande News fará quatro pesquisas para prefeito no 1º turno
Serão publicadas pesquisas nos dias 22 de agosto, 5 de setembro, 19 de setembro e 3 de outubro
Em mais uma parceria com o Novo Ibrape, o Campo Grande News irá divulgar quatro pesquisas eleitorais para medir a intenção de votos nos candidatos a prefeito de Campo Grande durante as eleições municipais de 2024.
Serão divulgadas pesquisas a cada 15 dias. A primeira será publicada no dia 22 de agosto, depois 5 de setembro, outra em 19 de setembro e última 3 de outubro, três dias antes ddo 1º turno.
O Novo Ibrape é um dos institutos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, tendo sido criado em 1985 e realizado centenas de pesquisas ao longo de quase 40 anos.
“A intenção do Ibrape, enquanto instituto da pesquisa, é sempre deixar a população a par das eleições, de quais são candidatos estão sendo mais efetivos em suas campanhas e de como está a corrida eleitoral”, afirma o proprietário do Ibrape, Paulo Roberto Catanante Júnior.
Nas eleições para governo de Mato Grosso do Sul, em 2022, quando houve a divulgação de sete pesquisas em parceria com o Campo Grande News, o Novo Ibrape conseguiu mostrar de forma consistente o crescimento do então candidato do PSDB, Eduardo Riedel (PSDB), que saiu do 4º lugar no primeiro levantamento e chegou ao 2º turno na 1º colocação, se elegendo ao final do pleito eleitoral
A única surpresa daquelas eleições não identificada pelas pesquisas foi a ida do candidato Renan Contar, o Capitão Contar (PRTB), também ao 2º turno.
“Ninguém esperava que o candidato Jair Bolsnaro (PL) pediria voto para ele em rede nacional, ao vivo, durante o debate. Como somos um estado conservador, isso impactou muito na escolha dos eleitores que simpatizavam do o ex-presidente. Infelizmente o debate foi em uma quinta-feira e a eleições já eram no domingo, não dava tempo mais de registrar uma nova pesquisa e verificar essa mudança”, explica Catanante.
Todas as quatro pesquisas fechadas com o Campo Grande News em 2024 serão registradas na Justiça Eleitoral. Para isso, é preciso seguir um rito legal: um deles é o registro cinco dias antes da divulgação.
“Registrada e pesquisa, temos cinco dias para ir a campo coletar os dados e depois publicar os resultados, ou seja, a primeira pesquisa já será registrada nesta sexta-feira (15)”, comenta Catanante.
Em cada rodada da pesquisa vão ser entrevistadas mil pessoas nas sete regiões de Campo Grande. Serão verificadas a intenção de votos de forma espontânea, de forma estimulada, a rejeição de cada candidato e também a avaliação da atual gestão.
“Serão obedecidas todas as regras eleitorais de divulgação de pesquisas. Nossos coletores são treinados, temos sistema de controle de erro e tudo será feito conforme pede a lei eleitoral”, finaliza Paulo Catanante.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.