ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Política

Cassado em 2020, Álvaro Urt é eleito novamente prefeito de Bandeirantes

Tucano derrotou a chapa encabeçada pelo atual prefeito Gustavo Sprotte (PP) que obteve 29,81% dos votos

Por Jhefferson Gamarra | 06/10/2024 17:29
Cassado em 2020, Álvaro Urt é eleito novamente prefeito de Bandeirantes
Álvaro Nackle Urt (PSDB) ao lado da vice Tatiane Miyasato (MDB) (Foto: Divulgação)

Álvaro Nackle Urt (PSDB), foi eleito novamente prefeito de Bandeirantes neste domingo (6), após uma acirrada disputa eleitoral, onde conquistou 29,81% dos votos ao lado de sua vice Tatiane Maria Miyasato (MDB). A chapa encabeçada pelo atual prefeito Gustavo Sprotte (PP) e sua vice Gediana Rocha (União), que obteve 29,81% dos votos e ficou em terceiro lugar.

Na disputa também estavam Celso Ribeiro Abrantes (PSD), que teve como vice Valdecir Freitas de Souza (PL), e Marcelo Severo da Silva (AGIR), acompanhado de Luiz Acefalo Nascimento (AGIR).

Urt, que havia sido cassado em 2020 pela Câmara Municipal de Bandeirantes devido a um processo que envolveu a "Operação Sucata", do Gaeco, conseguiu reverter sua inelegibilidade. Após um período de contestação, a defesa do ex-prefeito argumentou que ele não foi denunciado nem indiciado por crimes relacionados à operação, o que foi aceito pelo desembargador Vladimir Abreu, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Em 2020, a Comissão Parlamentar de Inquérito que cassou Urt apurou crimes de peculato, fraude em licitação, falsidade e corrupção. Após a cassação, Urt tentou novamente a liderança do executivo municipal, mas foi considerado inelegível pelo TRE-MS. Apesar disso, seu pedido de candidatura foi aceito após a revisão das circunstâncias.

Urt, de 71 anos, é casado, possui ensino superior e declarou um patrimônio de R$ 1,9 milhão. Já a vice Tatiane, de 49 anos, também é casada, possui ensino superior e é servidora pública, com um patrimônio declarado de R$ 85 mil.

Bandeirantes, segundo dados do IBGE de 2022, possui uma população de 7.940 habitantes, com uma densidade demográfica de 2,36 habitantes por quilômetro quadrado. O município está situado em uma área de 3.358 quilômetros quadrados, ocupando as posições 61 e 63 em termos populacionais dentre os 79 municípios do estado.

A distribuição demográfica mostra que há 4.084 homens e 3.856 mulheres, sendo 3.428 brancos, 4.010 pardos, 451 pretos, 28 indígenas e 23 amarelos, com a idade mediana de 34 anos.

Nos siga no Google Notícias