ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeito cassado em MS consegue na Justiça ficar elegível

Alvaro Urt foi cassado em CPI em 2020, concorreu a reeleição, foi reeleito, mas se tornou inelegível

Por Lucas Mamédio | 09/07/2024 14:48
Denunciado, cassado e reeleito, Álvaro Urt é acusado de contratação irregular em operação (Foto/Reprodução)
Denunciado, cassado e reeleito, Álvaro Urt é acusado de contratação irregular em operação (Foto/Reprodução)

O ex-prefeito cassado de Bandeirantes, a 70 quilômetros de Campo Grande, Alvaro Nakle Urt, conseguiu na Justiça o direito de ser candidato novamente nas eleições municipais de 2024. Conforme o advogado de Urt, Leonardo Duarte, ele tem intenção de ser candidato a prefeito novamente.

Urt estava inelegível desde que foi cassado pela Câmara de Bandeirantes, em 2020. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que o cassou teve como base informações produzidas pela “Operação Sucata”, do Gaeco, que investigou crimes de peculato, fraude em licitação, falsidade e corrupção.

Após a cassação, Urt foi considerado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) inelegível. Isso porque, mesmo cassado, ele concorreu a liderança do executivo municipal, ano passado, e venceu com 50,36% dos votos. Ele recorreu da decisão, mas teve o pedido negado.

Em nova investida para torná-lo elegível, a defesa do ex-prefeito alegou que, passados três anos, ele não foi denunciado e nem indiciado pelos crimes apurados na operação e isso o torna ficha limpa.

O argumento foi acolhido pelo desembargador relator, Vladimir Abreu, da 4ª Câmara Cível do TJMS. “Sem embargo da discussão do mérito sobre a regularidade da atuação da Comissão Processante, é fato incontroverso que o autor não foi denunciado pela prática de quaisquer dos crimes indicados na "Operação Sucata Preciosa", tampouco teve contra si ajuizada ação de improbidade administrativa”, diz o trecho da decisão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias