Confira como será a cerimônia de posse de Riedel e Barbosinha
Cerimônia terá início a partir ds 15h, em Campo Grande
Posse do governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) e do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), ocorre neste domingo (1º) às 15h na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Confira a seguir, como será o trâmite da posse.
Os dois serão recebidos na Casa de Leis pelos parlamentares. Há um rito de passagem do governador em revista à tropa. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sobe a rampa, e Riedel desce a rampa após a solenidade, depois de devidamente empossado.
Depois, a cerimônia, de cunho solene e festivo, será no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus. Os deputados estaduais eleitos este ano foram convidados para cerimônia, mas só tomam posse em 2 de fevereiro.
Após a abertura da Sessão Especial, pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Paulo Corrêa (PSDB), haverá a composição da mesa de autoridades, dentre elas três deputados estaduais.
Conforme descrito no Regimento Interno da Casa de Leis, Corrêa receberá os diplomas conferidos pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) governador e vice-governador.
Depois, Eduardo Riedel fará o compromisso público: "Prometo desempenhar leal e honradamente as funções do cargo de governador do Estado de Mato Grosso do Sul, mantendo, defendendo e cumprindo a Constituição Federal e a do Estado, observando as leis, promovendo o bem geral do povo sul–mato–grossense e sustentando a união, a integridade e a independência do Brasil".
Após o discurso, será empossado o vice-governador. Ele é deputado estadual, mas deixou o Parlamento para compor o Poder Executivo.
Assim, a solenidade será encerrada quando Riedel e Barbosinha, acompanhados de autoridades dos três Poderes, seguirão para o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. No local, serão empossados os secretários de Estado, marcado para às 17h.