Deputados aprovam criação de centros de apoio para autistas em MS
Intenção é apoiar e subsidiar a formação destes estudantes, para melhorar aprendizagem
Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de centros de apoio para autistas, em Mato Grosso do Sul. A proposta teve o aval da maioria dos parlamentares, durante a sessão de hoje (14), na Assembleia Legislativa.
“As crianças terão auxílio de profissionais capacitados para dar apoio e desenvolver atividades pedagógicas voltadas especificamente para pessoas com autismo”, descreveu o autor do projeto, o deputado Antônio Vaz (Republicanos).
A proposta destaca que as unidades terão metodologia específica para atender os autistas e devem estimular a participação efetivas dos pais e familiares dos alunos nas atividades.
A matrícula dos estudantes será mediante a apresentação de laudo de avaliação médica, expedido por uma equipe interdisciplinar. Caberá ao poder público realizar convênios e parcerias com a União, assim como prefeituras e empresas privadas.
A proposta teve um voto contrário de Pedro Kemp (PT), que quer ampliar a discussão na segunda votação, já que segundo ele, a política atual pede a inclusão deste público nas escolas regulares e não centros específicos para atendê-los. “Vamos debater melhor o tema”.