Deputados aprovam Dia da Dignidade Menstrual no calendário do Estado
Texto de autoria do deputado estadual Lucas de Lima passa em primeira discussão e votação
Nesta terça-feira (8), os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei na Assembleia Legislativa. Dentre as propostas estava o texto de Lucas de Lima (Solidariedade) que cria Dia da Dignidade Menstrual, a ser celebrado, anualmente, em 28 de maio.
Os parlamentares deram aval para a tramitação do texto para a segunda discussão. Na justificativa, o parlamentar fala do tabu do assunto. "Anualmente, no dia 28 de maio, acontecem iniciativas globais pela Dignidade Menstrual de meninas e mulheres. Um dos precursores deste movimento o MHDay ( Dia da Higiene Menstrual), aduz que o mesmo existe para chamar a atenção da população mundial sobre o tabu da menstruação e ainda sobre a muito presente pobreza menstrual."
Se aprovado e sancionado, da data fará parte do calendário estadual para esclarecer, sanar dúvidas, ensinar as mulheres sobre as alterações físicas que irão ocorrer em seu corpo, as noções básicas de higiene pessoal, noções de prevenção de doenças, entre outras coisas.
Pautado para a primeira votação do dia, o texto de Renato Câmara (MDB), foi votado depois, porque o parlamentar não estava presente no momento da votação. Mas após o atraso ele conseguiu a aprovação do Dia do Conselheiro Estadual de Direitos e de Políticas Públicas, a ser celebrado, anualmente, em 7 de dezembro. A proposta segue para sanção do chefe do Poder Executivo.