Emocionado em ano difícil de pandemia, Iran Coelho das Neves toma posse no TCE
O presidente do Tribunal de Contas foi reconduzido ao cargo pelos próximos 2 anos
![Emocionado em ano difícil de pandemia, Iran Coelho das Neves toma posse no TCE Emocionado em ano difícil de pandemia, Iran Coelho das Neves toma posse no TCE](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/12/16/1l8kan6mhbywn.jpg)
Com a voz embargada em alguns momentos, o presidente Iran Coelho das Neves fez um discurso emocionado em manhã de posse no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. Reeleito, ele assume o comando do TCE pelos próximos dois anos.
A solenidade foi transmitida pela internet e apenas poucos convidados foram autorizados a entrar no plenário para acompanhar a posse, preservando distância entre as cadeiras.
Durante o discurso, Iran das Neves se emocionou ao lembrar que há dois anos foi o primeiro presidente eleito oriundo do quadro permanente do TCE. "Estive aqui nesta casa nos últimos 40 anos, sou portanto testemunha da história edificante que hoje confere a esse Tribunal de Contas o protagonismo como fiel guardião da austeridade e eficácia na aplicação de dinheiro público", comentou.
Ele agradeceu o apoio dos demais conselheiros, do Ministério Público de Contas e, principalmente, dos servidores da casa, considerados fundamentais para, mesmo em "ano trágico", garantir os avanços importantes para que o trabalho continuasse com excelência, apesar das restrições impostas pela pandemia.
A solenidade teve a presença do prefeito Marquinhos Trad, do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, e do governador Reinaldo Azambuja, que resumiu a reeleição de Iran como a “a continuidade de uma gestão responsável”.
O governador agradeceu a parceira institucional com o Tribunal, em momento delicado da trajetória do Estado, em virtude da pandemia.
“Alcançamos a autossuficiência em diagnóstico e lançamos programas inovadores, como o Prosseguir e o Rastrear. Ficamos sempre entre os que mais preservaram vidas e menos tiveram impacto econômico. Essa parceria nos levou à liderança, entre todos os estados brasileiros no quesito transparência na gestão”, avaliou.
Apesar dos pesares da covid-19, o governador pontuou que Mato Grosso do Sul foi o 2º estado que mais cresceu, o 6º mais seguro e o 7º em geração de empregos, com 11 mil vagas abertas. "Nos próximos dois anos faremos investimento recorde em Mato Grosso do Sul", garantiu.
Ele lamentou que “estávamos com crescimento exponencial da nossa economia, quando, infelizmente, fomos colhidos pela segunda onda do coronavírus. De novo veio o nosso senso de responsabilidade. Continuaremos tomando as decisões recomendadas pela ciência e nosso comitê de saúde, mesmo impopulares porque a nossa prioridade é salvar vidas", comentou Reinaldo.
O governador enfatizou a luta para remontar leitos hospitalares, neste momento de pico, e garantir a imunização contra a doença. Se tiver alguma dificuldade no plano nacional, Reinaldo lembrou que o Estado já tem recursos para comprar vacinas por conta própria.