ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Política

Estado terá mais 500 tornozeleiras para agressores de mulheres

Segundo Mara Caseiro, os aparelhos serão entregues a mulheres pela Sejusp junto com celulares em 7 de agosto

Jackeline Oliveira | 02/08/2023 12:35
Estado terá mais 500 tornozeleiras para agressores de mulheres
Deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) durante sessão na Alems (Foto: Victor Chileno)

Vestida de lilás, cor alusiva à campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a deputada Mara Caseiro (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (2), na tribuna da Assembleia Legislativa, a entrega de 500 kits de celular e tornozeleira eletrônica para vítimas de violência doméstica com medidas protetivas.

“Uma das atividades em alusão à campanha que acredito que vai acontecer dia 7 é a implantação da tornozeleira eletrônica com o celular, que a mulher recebe um sinal a qualquer aproximação deste agressor a essa vítima”, afirma Mara.

A deputada lembra que esse foi um pedido dela tendo como referência o estado do Rio Grande do Sul. Segundo a parlamentar, a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) fez um levantamento que, de imediato, seriam necessários 500 kits para Mato Grosso do Sul.

Em julho, Mara Caseiro afirmou que essa quantidade seria o número inicial para um projeto piloto: “Tudo que a gente puder fazer para coibir e evitar a perda da vida dessa mulher, nós temos que fazer”.

Ainda de acordo com a parlamentar, as vítimas recebem um celular desenvolvido exclusivamente para essa tecnologia e devem mantê-los por perto para que o rastreamento seja eficaz. Se o agressor desrespeitar a medida protetiva, um primeiro alerta é emitido.

Caso ele insista na aproximação, um segundo alarme é disparado no dispositivo, juntamente com um mapa que mostra a localização em tempo real, permitindo que a mulher possa pedir ajuda ou se afastar.

Na tribuna, Mara Caseiro ressaltou a importância de campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher. “Neste mês, damos início às ações da Campanha Agosto Lilás, em Mato Grosso do Sul. É importante sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento e os mecanismos de denúncia existentes”, disse.

O secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira, foi procurado pela reportagem para dar mais detalhes do projeto, mas até a publicação desta matéria não havia dado retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias