Fundador do PT e campo-grandense, deputado Carlos Neder morre vítima da covid-19
Médico estava internado desde o dia 8 de agosto em um hospital em São Paulo, onde fez história política
Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Carlos Neder, morreu neste sábado (25) em São Paulo, vítima da covid-19. Deputado, ex-vereador e campo-grandense, o médico estava internado na capital paulista desde 8 de agosto.
Neder nasceu em Campo Grande e em 1970 se mudou para São Paulo, onde fez faculdade de medicina na USP. Na época autuou intensamente em movimentos populares e foi secretário municipal de saúde durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1990-1992).
Em 1996 foi eleito vereador e ficou na Câmara Municipal paulista por quatro legislaturas. Depois, em 2005 venceu para deputado estadual, onde ainda ocupava uma cadeira na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), pela terceira vez seguida.
O PT emitiu uma nota de pesar ao campo-grandense. “Neder deixa um legado na vida do estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência e a reforma agrária popular”. O partido ainda classificou o médico como “revolucionou a capital como secretário de Saúde no governo da prefeita Luiza Erundina” e “ampliou acesso e serviços, enquanto fortaleceu a democracia e participação popular na política”.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também publicou uma nota: "Um lutador que se vai em um momento que o país volta a reconhecer a importância da saúde pública. Fica o legado político, a inspiração e ensinamentos que serão tão importantes para continuarmos na luta por um país melhor para todos", diz o texto.