ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Política

Governo de MS inaugura hoje o 1º Hospital Veterinário de Animais Silvestres

Orçado em R$ 3,8 milhões, a unidade conta com espaço administrativo, sala de cirurgia e laboratório de exames

Jackeline Oliveira | 14/09/2023 07:35
Entrada do Hospital Veterinário de Animais Silvestres do Centro de Reabilitação (Foto: Juliano Almeida)
Entrada do Hospital Veterinário de Animais Silvestres do Centro de Reabilitação (Foto: Juliano Almeida)

O governador Eduardo Riedel (PSDB), através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), inaugura nesta quinta-feira (14) o Hospital Veterinário de Animais Silvestres do Centro de Reabilitação (CRAS).

O primeiro hospital exclusivo a animais silvestres será o maior da América Latina e foi construído em Campo Grande no anexo ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). Batizado de "Ayty" - palavra tupi-guarani que significa ninho, cuidado, aconchego, o hospital prevê o tratamento dos mais de 2,5 mil animais que são atendidos no local.

Conforme anunciado pelo Campo Grande News, serão destinados, ao menos, 10 profissionais que trabalham atualmente no CRAS, entre médicos, biólogos, técnicos e tratadores. Esse número deve aumentar, quando a unidade estiver pronta.

De acordo com informações do Governo do Estado, o complexo contém 1,1 mil metros quadrados de área construída e concentrará todos os atendimentos, como triagem, exames, atendimento clínico, cirurgias e reabilitação. Orçado em R$ 3,8 milhões, a unidade ainda contará com espaços administrativos, sala de cirurgia, ambientes para quarentena e laboratórios para exames.

Segundo a médica veterinária Aline Duarte, coordenadora do CRAS, ressalta que haverá parcerias com a PMA (Polícia Militar Ambiental), que encaminha animais de diversas regiões de Mato Grosso do Sul para a Capital.

"O nosso objetivo é a reabilitação do animal, vítima de atropelamento, tráfico e apreensão, e também de entrada voluntária. O CRAS recepciona os animais do Estado e, uma vez que o animal chega, recebe o atendimento veterinário, passa por uma quarentena, para depois começar o trabalho de reabilitação", explica Aline.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias