ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 30º

Política

Lei quer proibir uso da palavra "carne" em publicidade de produtos veganos

Projeto de lei tem como objetivo diferenciar os produtos a base de carne dos alimentos a base de planta

Por Clara Farias | 07/07/2024 17:37
Produtos vegetais expostos em mercado (Foto: Divulgação)
Produtos vegetais expostos em mercado (Foto: Divulgação)

Projeto de lei quer proibir o uso da palavra "carne" em publicidade de alimentos que não contenham carne em sua composição. De autoria do deputado estadual João Henrique (PL), o projeto foi protocolado no dia 5 na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), e tem como objetivo diferenciar os produtos dos alimentos a base de planta.

Conforme o texto, os produtos que têm como base apenas vegetais, estão ganhando espaço nos mercados brasileiros. “Diante disso, verifica-se que a ausência de diretrizes claras pode levar a interpretações equivocadas por parte dos consumidores e, dessa forma, acarretar a criação de um ambiente propício para práticas enganosas ou confusas por parte dos fabricantes", afirma o deputado.

Para diferenciar os alimentos, o projeto de lei define o que são considerados carne: tecidos, massas comestíveis dos animais comercializados em açougues, músculos, com ou sem base óssea, gorduras, miúdos e vísceras, in natura ou processados.

Ainda de acordo com o parlamentar, a proibição do uso da palavra evitaria escolhas alimentares equivocadas, dano à saúde dos consumidores e garantirá a clareza das informações e promoverá a segurança alimentar, evitando escolhas equivocadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias