ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Política

Levantamento coloca Nelsinho, Simone e Fábio Trad na "elite" do Congresso

Para definir a "elite parlamentar", empresa avalia liderança, influência e cargos de destaque

Leonardo Rocha | 29/12/2020 11:40
Senadores Nelsinho Trad (PSD), Simone Tebet (MDB) e o deputado Fábio Trad (PSD) no Congresso (Foto: Montagem)
Senadores Nelsinho Trad (PSD), Simone Tebet (MDB) e o deputado Fábio Trad (PSD) no Congresso (Foto: Montagem)

O levantamento feito pela empresa Arko Advice coloca três parlamentares de Mato Grosso do Sul no grupo de “elite” do Congresso Nacional, em função de liderança, influência, poder de negociação e ocupação de cargos importantes. Neste grupo estão os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Simone Tebet (MDB), além do deputado federal Fábio Trad (PSD).

Nelsinho entra neste grupo por ser o presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado e ser considerado um bom “debatedor” de projetos e pautas importantes no Congresso Nacional. Mesma característica direcionada a Simone (debatedora), que ainda é a presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), principal comissão da Casa.

Já o deputado Fábio Trad é descrito como “especialista” em temas importantes da Câmara (Deputados), tanto que foi o relator da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da prisão em segunda instância. Ainda participou de forma efetiva em anos anteriores como presidente da Comissão do Novo Código Civil.

Este levantamento ainda cita o deputado federal Beto Pereira (PSDB), entre os parlamentares que se deve “ficar de olho”, por sua atuação no Congresso e pode constar em listas futuras da chamada “elite parlamentar”.

Análise – A empresa Arko Advice, formada por cientistas políticos, jornalistas, sociólogos e economistas, faz esta análise sobre a “elite parlamentar” em Brasília desde 1998, avaliando aqueles que possuem papel de destaque, influência, liderança no Congresso Nacional.

Para isto são analisados quem exerce lideranças formais e informais, assim como influência nas decisões da Câmara e Senado. No levantamento feito neste ano aparecem 103 congressistas nesta posição, sendo 70 deputados federais e 33 senadores.

Nos siga no Google Notícias